COLUNA DO ESTADÃO

A ‘muvuca’ de Bolsonaro no dia em que o Brasil entra em alerta para a ômicron

No dia em que o País confirmou casos da variante o evento de filiação do presidente ao PL foi marcado por grande aglomeração, espreme-espreme, empurra-empurra e desrespeito às normas sanitárias

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 01/12/2021 às 7:00
Notícia
X

No dia em que o Brasil confirmou casos da variante ômicron, o evento de filiação do presidente da República ao PL, em Brasília, foi marcado por grande aglomeração, espreme-espreme, empurra-empurra e desrespeito às normas sanitárias. Quase 400 pessoas (cálculo extraoficial), o dobro do previsto, compareceram ao centro de convenções onde Jair Bolsonaro oficializou a entrada no PL. Segundo apurou a Coluna, a situação fugiu ao controle após o Planalto ter alegado "questões de segurança" para assumir a organização. A origem da confusão está na ideia inicial do presidente de fazer algo modesto para transmitir "simplicidade". Resultado: outro mau exemplo na pandemia da covid-19.

RISCO

Não houve exigência de comprovante de vacinação no evento. Máscara, como se sabe, não costuma fazer parte do "dress code" bolsonarista.

MUVUCA

Alguns ministros, como João Roma (Cidadania), Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Trabalho), passaram aperto para entrar no espaço onde foi realizada a filiação de Bolsonaro.

MUVUCA 2

As autoridades passaram pelo lobby comum a todos os convidados e tiveram de acessar o espaço reservado por uma entrada estreita.

EU TAMBÉM

Onyx Lorenzoni confirmou a filiação ao PL e a intenção de disputar o governo do Rio Grande do Sul. "Ainda tem coisas para serem ajustadas, mas sempre com calma e jeito tudo se resolve", disse à Coluna, referindo-se à formação dos palanques no Estado.

POLÍTICA...

Ainda não há acordo entre Congresso e governo federal para a derrubada do veto presidencial à distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda e população vulnerável. Segundo interlocutores do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ele é a favor da derrubada do veto, mas a equipe econômica ainda tenta segurar.

...PÚBLICA

O relatório do projeto previa um gasto R$ 84,5 milhões por ano, com a delimitação do público a ser atendido de 5.689.879 mulheres..

MUTIRÃO

Há uma tentativa de acelerar a regulamentação da telemedicina. O projeto regulamenta as consultas médicas feitas por telefone, sucesso na pandemia, e está parado na Comissão de Seguridade Social da Câmara.

Parlamentares, no entanto, coletam assinaturas para um requerimento de urgência para levar a medida diretamente ao plenário.

FARIA LIMER

Sergio Moro decidiu assumir o discurso liberal e está estudando temas da economia para se aproximar do mercado financeiro e do setor produtivo. O ex-juiz sabe que o truque do "Posto Ipiranga" ficou velho, além do mais, Affonso Pastore, seu guru, se recusa a encarnar o personagem assumido por Guedes.

FARIA LIMER 2

Ou seja, a "garantia liberal" ao mercado financeiro e aos empresários terá de ser dada pelo próprio pré-candidato Sérgio Moro.

*COM CAMILA TURTELLI.

PRONTO, FALEI!

Pedro Curi Hallal

Epidemiologista

"A exigência de passaporte vacinal é ainda mais importante em função da ômicron. Não podemos virar destino turístico dos adeptos do movimento antivacinas."

Tags

Autor