Coluna do Estadão

Saída de Datena da corrida eleitoral atrapalha Tarcísio de Freitas

Equipe de campanha de Tarcísio planejava explorar a popularidade do apresentador de TV Datena para aumentar as intenções de voto nas classes C e D

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 01/07/2022 às 8:14
Análise
X

A desistência de José Luiz Datena de se candidatar ao Senado vai forçar mudanças de planos de Tarcísio de Freitas (Republicanos), cuja equipe de campanha planejava explorar a popularidade do apresentador de TV para aumentar as intenções de voto nas classes C e D. De acordo com aliados do candidato bolsonarista em São Paulo, estratos sociais mais baixos do eleitorado paulista reproduzem a tendência do pleito nacional de preferência pelo nome do PT, o que fortalece Fernando Haddad no segmento. Na véspera do anúncio de desistência de Datena, os aliados de Tarcísio ainda sonhavam com a ajuda do apresentador: "É um cara que conversa com esse público".

Zerou?

Embora políticos digam que a saída do apresentador do páreo era esperada, o ato de ontem embaralha negociações em curso. Gilberto Kassab, presidente do PSD, havia sido convidado pelo apresentador para ser seu suplente no Senado, o que ajudava a atrair o partido para a chapa de Tarcísio. Não se sabe se a proposta seguirá de pé com o substituto.

Etiqueta

Márcio França (PSB), que negocia com o PT abrir mão da disputa ao governo em troca da vaga de candidato ao Senado na chapa de Fernando Haddad, agora diz que vai esperar pela decisão do PSD. França também namorava a sigla para um eventual apoio e considera desrespeito anunciar uma mudança antes do convidado.

Lados

Junior Bozzella (União-SP) diz que a disputa acirrada entre Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia (PSDB), empatados no Datafolha, valoriza o passe do partido com um dos dois. "Nosso apoio define o 2º turno." Já Geninho Zuliani (União-SP) nega a hipótese de apoio a Tarcísio. "União estará com Rodrigo independente de pesquisa."

Suspiro

A última sondagem de França ao PSD ocorreu na última quarta, 29, quando o PT já esperava uma posição definitiva dele. A resposta foi não.

Recomeçar

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) preparam uma reunião estratégica na próxima segunda para decidir os rumos da comunicação do presidente na campanha de reeleição. A expectativa é a de que o general Braga Netto, provável candidato a vice, também participe das conversas.

Mais

A Economia baixou nova portaria ontem ampliando em mais R$ 1 bi o teto para gastos do Ministério da Saúde neste mês A manobra foi feita para acomodar o fluxo de emendas parlamentares dos últimos dias.

Teste 2

Moristas ainda não desistiram da candidatura, que agradaria também a rivais, como Alvaro Dias (Podemos) que compete com ele pelo Senado.

Teste

Duas pesquisas de intenção de voto estão em campo hoje no Paraná com o nome de Sérgio Moro (União) como opção de candidato ao governo do Estado. Elas foram encomendadas pelo Podemos e pelo PSD. No seu partido, porém, Moro é cotado para o Senado ou para a Câmara, com apoio à reeleição de Ratinho Júnior (PSD).

Pronto, falei!

"A situação é de extrema necessidade. Os dispositivos não são o ideal, mas são os politicamente possíveis de se fazer", disse Alessandro Vieira, Senador (PSDB-SE), sobre voto a favor da PEC Kamikaze.

Tags

Autor