COLUNA DO ESTADÃO

Eleições 2022: acordo entre Lula e Luciano Bivar, do União Brasil, esbarra em limitações em Pernambuco

Lula está conduzindo negociação para que Luciano Bivar desista da pré-candidatura à Presidência da República

Imagem do autor
Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 29/07/2022 às 23:29 | Atualizado em 30/07/2022 às 1:08
Notícia
X

Um eventual acordo para que Luciano Bivar (União Brasil) desista da pré-candidatura à Presidência da República para apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esbarra em limitações principalmente em Pernambuco, reduto eleitoral de Bivar.

Pelos cálculos do partido, o União Brasil deve eleger apenas dois deputados, e a expectativa é de que as vagas sejam ocupadas pelos ex-ministros Fernando Coelho Filho e Mendonça Filho, considerados mais fortes eleitoralmente do que Bivar.

O União Brasil chegou a sugerir que Mendonça Filho disputasse vaga ao Senado, mas o candidato resiste.

O partido também tem candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho, que deseja continuar na disputa, o que emperraria eventual acordo com o PSB de Geraldo Alckmin.

NO FIO

Aliados de Bivar afirmam, no entanto, que as conversas foram frequentes nos últimos dias - ele e Lula se falaram pelo menos duas vezes ao telefone. O petista em pessoa está conduzindo a negociação.

SÃO TOMÉ

No PSB e no PT a aliança é vista com menos crédito. Petistas dizem que não abririam mão da candidatura na Bahia, por exemplo, em prol de ACM Neto (União).

No PSB, as conversas são vistas como uma tentativa extra do União Brasil em pressionar Rodrigo Garcia (PSDB) pela vice em São Paulo.

MILHAS

Ciro Gomes (PDT) vai enfrentar uma maratona de convenções nos próximos dias. Neste sábado, vai a três Estados: RS, PR e MG - no último, se encontrará com o candidato do PSDB, Marcus Pestana. Na segunda, desembarca no Amazonas para a convenção de Carol Braz (PDT). E, na quinta, nas de Elvis Cezar (SP) e de Leila Barros (DF).

ALFINETADA

O discurso de Tarcísio de Freitas na convenção do Republicanos, neste domingo, terá indiretas às gestões tucanas. O bolsonarista pretende prometer obras acabadas no prazo e sem sobrepreço, e disciplina fiscal com inclusão social. Ele também deve defender pautas que destoam do bolsonarismo, como o desenvolvimento sustentável.

TANQUE...

A equipe de economistas que trabalha na campanha de Lula está monitorando as manobras feitas sob Bolsonaro que impliquem no aumento despesas ou na retirada de receitas do próximo governo, a exemplo da antecipação de dividendos de estatais.

...VAZIO

"Tem gente nossa fazendo um mapeamento de todas essas questões, das heranças caóticas que o próximo governo vai receber. É uma novidade quase que por semana", diz Guilherme Mello.

PROFETA

Médica que ganhou a alcunha de "capitã cloroquina" na pandemia, por propagandear o uso do remédio que é inútil contra a covid, Mayra Pinheiro será homenageada por Jair Bolsonaro com a Ordem do Mérito Médico, em evento organizado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no próximo dia 5.

PROFETA 

A homenagem não deixa de ser também um ato de campanha eleitoral, uma vez que Mayra é candidata a deputada federal pelo PL, o mesmo de Bolsonaro, no Ceará.

*COM JULIA LINDNER E GUSTAVO CÔRTES

PRONTO, FALEI!

Eliziane Gama

Senadora (Cidadania-MA)

"O voto das mulheres é a grande preocupação dos candidatos, mas esqueceram de garantir espaço para elas nas chapas majoritárias e nos comandos partidários."

Tags

Autor