Eleições 2022

Para desistir da candidatura à Presidência, Luciano Bivar quer garantias de que tem chances de ser reeleito deputado federal

Em meio a incertezas, a convenção partidária para oficializar Miguel Coelho como candidato a governador de Pernambuco está mantida para domingo (31)

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 29/07/2022 às 20:07 | Atualizado em 29/07/2022 às 20:57
Divulgação
Miguel Coelho e Luciano Bivar - FOTO: Divulgação
Leitura:

A dois dias da convenção partidária do União Brasil em Pernambuco, que irá oficializar o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB) como candidato a governador do Estado, no próximo domingo (31), o presidente nacional do partido, o deputado federal Luciano Bivar, deverá anunciar a desistência de sua pré-candidatura à Presidência da República.

Em Petrolina desde às 10h desta sexta-feira (29), o dirigente passou o dia em reuniões com correligionários e aliados para definir qual será o seu futuro político. Nos bastidores, a única certeza que Luciano Bivar possui, é de que não sairá para disputar a Câmara dos Deputados sem a certeza de que tem chances de ter seu mandato renovado.

Isso implica diretamente nos cálculos que o partido vinha fazendo para eleger o deputado federal Fernando Filho e o ex-ministro da Educação Mendonça Filho, considerados quadros fortes dentro da sigla. 

O fato é que nenhum dos dois está disposto a abrir mão do pleito proporcional, aumentando  a tensão sobre como se daria a divisão de bases para garantir votos que consigam eleger ao menos três representantes do partido.

Para desatar esse imbróglio, uma nova reunião está sendo realizada nesta noite, sob a presença de Miguel Coelho, do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), de Mendonça, Fernando Filho e outras lideranças partidárias.

Negociações do União Brasil com Lula e o PT

A desistência de Luciano Bivar em concorrer ao comando do Palácio do Planalto teria surgido a partir de negociações com o PT - leia-se: o diretório nacional e o próprio ex-presidente Lula.

Em Pernambuco, os petistas estão apoiando a candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao governo de Pernambuco e que tem a deputada estadual Teresa Leitão (PT), como a pré-candidata escolhida para disputar o Senado Federal. Seria justamente essa vaga a Casa Alta que teria entrado na negociação a princípio.

Entretanto, nem o PSB e nem o PT local estariam dispostos a alterar a chapa, principalmente após passarem por um processo turbulento até a definição dos nomes majoritários. Socialistas e petistas, comentam internamente, que essa possibilidade de mudança seria inviável e que a discussão de Bivar com o PT se dá em um cenário nacional.

Lula então teria sugerido que Bivar pudesse disputar a reeleição na Câmara dos Deputados, assegurando que o parlamentar teria seu apoio para concorrer à presidência da Casa em 2023. Dessa forma, o palanque de Miguel Coelho seria prejudicado em Pernambuco, mas o apoio do União Brasil estaria selado, mesmo que fosse em um eventual segundo turno a nível nacional.

Também entrou em jogo outros cenários estratégicos para que Lula obtenha o apoio do União Brasil nestas eleições. Exemplo disso, seria a retirada da pré-candidatura a governador de Jerônimo Rodrigues (PT), beneficiando o palanque do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB). Em São Paulo, também está sendo negociado o apoio do partido de Luciano Bivar ao palanque do pré-candidato a governador, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

CANDIDATO AO SENADO

Até o martelo ser batido oficialmente sobre a desistência de Luciano Bivar para a presidência da República e o lançamento de sua candidatura para a Câmara dos Deputados, o cronograma para oficialização da chapa de Miguel Coelho, como candidato a governador, e Alessandra Vieira, como candidata a vice, está mantido. 

Inclusive, será na convenção partidária que o advogado Carlos Andrade Lima será anunciado como candidato ao Senado Federal, pela coligação formada pelos partidos União Brasil, Patriota, Podemos e PSC. O evento ocorrerá no Clube Internacional do Recife, às 14h, neste domingo. 

 São esperados mais de 80 prefeitos e ex-prefeitos, além de vereadores e lideranças políticas da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Além da confirmação dos nomes da chapa para governador, vice e para o Senado, serão apresentadas peças da campanha como jingles e vídeos contando a trajetória política e realizações do trio que se apresenta para mudar Pernambuco.

Comentários

Últimas notícias