O dia e que tudo se fará será entendido
Desejo simples e objetivamente, dirigir-me a você que não entende mais nada do que Deus está fazendo! Você para quem o horizonte está fechado

DOM ALEXANDRE XIMENES
RESPONDEU-LHE JESUS: “O QUE EU FAÇO NÃO ENTENDES AGORA; COMPREENDÊ-LO-ÁS DEPOIS.!!!! (JOÃO 13:7).
Em muitos momentos da vida, até mesmo o que Deus está fazendo torna-se difícil de entendermos! Diante do altar nas alturas do Monte Moriá, a única coisa que afagou o coração do velho Abraão foi a fé! A certeza de que mesmo sem entender, tudo estava certo e o final seria bom e abençoado. Como entender via racionalidade humana, que, o Deus que lhe deu aquele filho na velhice, agora determinava que fosse sacrificado na frieza de um altar de pedras?
Moisés, após tantos milagres, sinais e vitórias, após ver com os próprios olhos o cumprimento das promessas seculares de Deus, que alimentaram gerações e sustentaram a esperança, como entender agora o “cheiro de morte” diante do mar vermelho, com chance zero de escapar!!! Jó, homem bom, reto e justo, segundo o próprio Deus, cuja vida fora de adoração pelo próprio estilo de caminhar; cuja família era exemplo de fé, a Deus, agora, diante da mais dura tragédia que um ser humano podia enfrentar, como entender? Como absorver a provação olhando para trás e vendo a sua fidelidade, compromisso e tudo o que construiu confiando nas promessas de Deus? O que teria pensado Daniel na escuridão de uma cova de leões famintos? Seria esse o resultado da fidelidade?
Queridos, escutem, há momentos na vida, nos quais só e exclusivamente as lentes da fé nos seguram alicerçados no que Deus prometeu!!! Tudo mais, circunstâncias, vozes, opiniões, sentimentos, crenças, lógica, racionalidade são demolidos e tornam-se pó!
Pedro não entendia! A mente dele não conseguia processar os atos de Jesus de Nazaré! Exatamente aí, ele houve este hino glorioso que consola e aquieta: “O que eu faço, não entendes agora”! Era como se o Senhor dissesse: “Calma filho! Deixa comigo!!! Eu sei o que estou fazendo! Virá o dia em que tudo fará sentido para ti”!
Desejo simples e objetivamente, dirigir-me a você que não entende mais nada do que Deus está fazendo! Você que está afogado(a) em dúvidas! Você para quem o horizonte está fechado! Você que está a ponto de desistir e a cada dia os seus olhos vêem piorar! O choque entre a promessa e a realidade gelam o seu coração!! Calma querido e querida, ainda não acabou! Um dia você entenderá! É cedo! Um dia o bebê esperado (a promessa, o chamado) vai chorar nos seus braços e você, soluçará de gozo e alegria!
Há momentos em que a nossa mente não suporta a força e a grandeza da revelação, e, Deus, por amor nos poupa enquanto nos prepara! A embriaguez da vitória apagará o tormento da espera! Pedro não entendia, como não entenderia o seu fracasso na casa de Caifás, quando negou, jurou e praguejou. Um estranho currículo estava sendo desenvolvido! Aos olhos se abriram numa madrugada no norte de Israel, numa pequena praia, onde as escamas dos olhos foram removidas e tudo foi entendido!!
Seu dia vai chegar! Nada o impedirá. A alegria da vitória apagará o tormento da espera!!!
Dom Alexandre Ximenes é bispo da Igreja Episcopal Carismática – Catedral da Reconciliação.