Evangélicos | Artigo

Bispo Ivan Rocha: "O cuidado coletivo inspirado por Deus"

O rei Davi descreveu no Salmo 23 como Deus manifestava o seu cuidado pastoral. E eu sei que todos nós precisamos do cuidado pastoral de Deus!

Por IVAN ROCHA Publicado em 25/01/2025 às 9:41

O Salmo 23 talvez seja um dos mais conhecidos. O rei Davi, que era pastor de ovelhas, escreveu descrevendo como Deus manifestava o seu cuidado pastoral. E eu sei que todos nós precisamos do cuidado pastoral de Deus!

Alguns sabem e entendem isso, mas outros parecem não querer ser cuidados. Porém, a verdade é que todos nós precisamos. Precisamos do cuidado de Deus na área física: uma cura, um descanso, um ajuste na química do corpo, hormônios. Também na área emocional: mental, psicológico, afetivo. E, finalmente, na esfera espiritual: da fé, esperança, identidade, propósito.

Davi escreveu que Deus cuidava dele porque tratava com o seu contentamento (v.1). Não há promessa que ele teria tudo, mas que não sentiria falta de nada. Depois disse que esse cuidado gerava repouso, refrigério e justiça (v.2 e v.3). Em seguida, Deus provê ausência de medo e autoestima equilibrada (v.4 e v.5). E finaliza com a promessa de um futuro pleno de coisas boas, incluindo a certeza de que esse cuidado é eterno, sob a proteção da presença de Deus (v.6).

Deus deseja cuidar de nós integralmente (corpo, alma e espírito) e nos manter saudáveis. E nós podemos ser agentes do cuidado de Deus para outras pessoas. Isso é muito importante por duas razões:

  • Porque somos Corpo de Cristo e membros uns dos outros, tendo o dever de edificar, cuidar e suportar os demais irmãos;
  • Porque a Bíblia diz que quando um membro sofre, todos os demais sofrem!

Se é verdade que todos precisamos de algum tipo de cuidado e que se um sofre todos sofrem, é imperioso que todos os cristãos se unam no propósito de cuidado mútuo, debaixo da boa mão de Deus! Recentemente alguém me disse: "Nenhuma corrente é mais forte que seu Elo mais fraco". Uma sociedade, igreja e família fortes são aquelas que cuidam - pastoreiam - para que não haja elos fracos.

Que o Senhor Deus nos ajude nesse exercício santo e eterno! Amém!

Ivan Rocha é Bispo da Igreja Episcopal Carismática do Brasil - Catedral da Reconciliação

Compartilhe