Patrocinada

Unicap reforça formação prática para o mercado com Escola de Gestão, Economia e Política

Experiência desenvolvida em projetos de extensão da Universidade Católica de Pernambuco tem levado estudantes a se destacarem no mundo dos negócios

JC360
JC360
Publicado em 30/08/2021 às 8:00
Patrocinada
FOTOS: JAILTON JR./JC360
Diretor da Escola de Gestão, Economia e Política, Silas Pacheco ressalta integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão - FOTO: FOTOS: JAILTON JR./JC360
Leitura:

O sonho de se tornar economista nasceu para Noah Barreto, 21 anos, ainda no Ensino Médio. Apesar de ter um objetivo bem definido, ele não queria ser mais um profissional da área e tinha em mente começar na profissão o mais rápido possível para adquirir experiência. Conseguiu essa vivência com a ajuda de um dos projetos de extensão promovidos pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Hoje, no 8º período da graduação, o estudante de Ciências Econômicas já atua no campo como analista de mercado.

"A Católica constrói no aluno um diferencial muito grande não só no conhecimento prático, mas também agrega bastante experiência no currículo. Comecei na Liga do Mercado Financeiro, quando estava no 4º período. Entrei como trainee e saí como presidente para trabalhar na Finacap Investimentos. O pessoal da empresa gostou do meu desenvolvimento através de um summer job que consegui por meio desse projeto e fui contratado", relembra Noah.

Jailton Jr./JC360
Noah Barreto conseguiu ingressar no mercado de trabalho através da prática desenvolvida no projeto de extensão da Unicap - Jailton Jr./JC360

Criada em 2019 com a proposta de estimular o desenvolvimento de estudos na área de finanças, com foco na região Nordeste, a Liga do Mercado Financeiro é um dos projetos de extensão da Escola de Gestão, Economia e Política da Unicap. Recém-estruturada, a escola tem a proposta de integrar ainda mais esse campo prático do saber com o ensino e a pesquisa.

Leia também:

>> Escola de Gestão, Economia e Política da Unicap reforça perspectivas para o mercado na atualidade

>> Unicap evidencia importância da saúde coletiva com Escola de Saúde e Ciências da Vida

>> Graduações da Escola Unicap Icam-Tech se transformam com olhar para o futuro

"A Escola de Gestão, Economia e Política se formou a partir do antigo Centro de Ciências Sociais (CCS) da Unicap. Nesse novo contexto, percebemos que seria mais interessante trabalharmos as áreas do conhecimento de maneira segmentada para reforçar nossa missão de formar, através do Ensino, Pesquisa e Extensão, profissionais social e ambientalmente responsáveis, com habilidades para resolução de problemas econômicos, de gestão e políticos, inspirados nos valores do humanismo cristão", pontua o diretor Silas Pacheco.

Noah sentiu esse pilar em sua formação de perto e percebeu que isso fez total diferença para conseguir ingressar no mercado. "Para mim, o grande diferencial da Católica é que os professores da universidade não veem os estudantes apenas como um futuro profissional, mas os veem também com uma perspectiva mais humana. O corpo docente está sempre atento tanto com as questões e tendências do mercado quanto com as nossas relações interpessoais com as pessoas", destaca.

Integração

Além de Ciências Econômicas, a Escola de Gestão, Economia e Política da Católica oferece ainda bacharelados em Administração, Ciência Política e Ciências Contábeis. O diretor Silas Pacheco reforça que, apesar de cada curso ter sua própria perspectiva, todos possuem uma comunicação integrada entre si para preparar os estudantes para os mais complexos problemas da atualidade.

Leia também:

>> Escola de Saúde e Ciências da Vida da Unicap ressalta importância do ensino prático

>> Unicap se consolida na formação de médicos em Pernambuco

>> Atenta à inovação, Unicap se aprimora com reestruturação administrativa

"Hoje, a orientação do nosso ensino tem sido na formação profissional de forma multidisciplinar e isso perpassa pela propositura de problemas de impacto social. Com isso, os estudantes são estimulados a pensar esses desafios de maneira multidisciplinar. A partir disso, eles vão se preparando para a resolução de problemas reais encontrados na sociedade", evidencia Silas Pacheco.

O estudante Noah Barreto enxerga essa perspectiva de ensino com bons olhos. Para ele, a diversidade de conhecimentos obtidos nas graduações ajuda ampliar o campo de visão profissional. "O processo de atualização do ensino da Unicap é constante e está sendo bem trabalhado também. Apesar de fazer Economia, paguei algumas cadeiras no curso de Contabilidade, por exemplo. Sentimos que as graduações convergem para um mesmo propósito que é profissionalizar o aluno através do diálogo entre as áreas".

Comentários

Últimas notícias