CUIDADOS COM A PELE NO CARNAVAL

Cuidados com a pele no carnaval: Dicas para curtir a folia sem prejudicar sua pele

Confira dicas para proteger sua pele durante a folia de carnaval

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 07/02/2024 às 6:01
Patrocinada
X

O carnaval está chegando e, naturalmente, os foliões começam a se preocupar com a programação e os looks de cada dia. Contudo, um detalhe não pode passar despercebido: o cuidado com a pele durante a festa.

Cuidados com a pele no carnaval

Quem gosta de sair no carnaval durante o dia não pode abrir mão do protetor solar. “O uso do protetor solar se torna obrigatório para uma proteção adequada principalmente devido à alta exposição à radiação UV nessa época do ano”, explica a Dra. Pollyana Souza, do Hospital Jayme da Fonte e da Clínica SOLB.

A médica ressalta que nenhum produto substitui o protetor solar com a mesma eficácia: “Mesmo as bases e os pós compactos contendo FPS, a quantidade de proteção oferecida pelos produtos é pequena quando comparada ao seu uso combinado com o protetor solar aplicado previamente à maquiagem.”

GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM
Dra. Pollyana Souza atua como dermatologista no Hospital Jayme da Fonte - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

A dermatologista também orienta a reaplicação do protetor solar: “Uma boa dica para a reaplicação do protetor, que deve ser feita a cada 2-3h, sem comprometer a maquiagem são os protetores nas apresentações em spray, bruma e pó compacto. Essas apresentações são boas inclusive para reaplicação do produto no corpo, pois são de fácil transporte para os blocos e de aplicação.

“Mas é preciso ficar sempre atento principalmente aos produtos utilizados na área dos olhos e no cabelo (géis e pomadas capilares) que com o calor e o suor podem acabar escorrendo e causando conjuntivite”, acrescenta Pollyana.

A qualidade da maquiagem também deve ser levada em consideração. Isso porque, de acordo com a especialista, alguns produtos de maquiagem podem gerar irritação na pele, como a dermatite de contato, e nos olhos, como a conjutivite química.

PIXABAY

É preciso ter um cuidado principalmente com a maquiagem na região dos olhos - PIXABAY

Para remover a maquiagem - principalmente com glitter -, a dermatologista recomenda o cleansing oil e os géis de banho, que oferecem uma retirada de maneira menos agressiva com a pele. “Quando seu uso é combinado com a lavagem com sabonete após o resultado é ainda mais efetivo. Os demaquilantes também podem ser utilizados, mas seu uso não dispensa a lavagem com sabonete ou gel de limpeza após”, comenta.

Alguns sinais, como vermelhidão, coceira intensa, inchaço na pele ou nos olhos, podem ser alertas. Nesses casos, Pollyana orienta a procurar a emergência e não fazer uso de cremes e pomadas sem prescrição médica. “Qualquer produto que caia nos olhos e gere algum tipo de reação imediata, lave com água corrente em abundância”, complementa.

Nos casos de vermelhidão e sensação de queimação da pele, a dermatologista recomenda o uso de géis pós-sol, disponíveis de várias marcas nas farmácias. Outra alternativa são os hidratantes comuns, que podem ser armazenados na geladeira e aplicados na pele, proporcionando a sensação de alívio.

PIXABAY
Muitas pessoas capricham na maquiagem de carnaval - PIXABAY

“A melhor dica é manter a hidratação da pele com uso de sabonetes neutros e hidratantes após os banhos. No caso de queimaduras extensas com formação de bolhas, procurar de imediato atendimento médico”, destaca a médica.

Quanto aos cuidados capilares, Pollyana recomenda o uso de produtos que podem ser protetor solar e protetor térmico. “Cada função tem seu grupo específico de ingredientes com objetivos distintos. O uso de protetor solar no cabelo ajuda a amenizar os danos causados pelo sol (radiação UV), enquanto os protetores térmicos minimizam os danos gerados pelo calor (como uso de secador, chapinha). Se tornando produtos também de interesse nessa época de carnaval.”

A dermatologista também desmente o mito de que prender o cabelo por muito tempo durante a exposição ao sol pode fazer mal. “Não faz mal algum. Apenas é preciso se atentar de proteger áreas como orelhas e nuca, além de lançar mão de chapéus e bonés”, finaliza.

Hospital Jayme da Fonte

Instalado no bairro das Graças, área central do Recife, o Hospital Jayme da Fonte conta com especialistas na área de dermatologia para atendimentos ambulatoriais. A Urgência e Emergência atende os mais diversos casos e durante o carnaval, funcionará 24h (em alguns casos, com sobreaviso).

Tags

Autor