Pernambuco se destaca em expansão e impulsionamento do setor logístico
Estado pernambucano é visto com bons olhos pelo setor logístico e é considerado um local propício para expansão por diversos fatores
O Estado de Pernambuco é considerado um local propício para o fomento do setor logístico, e isso se deve por vários fatores. Acontece que a região possui uma localização considerada estratégica, principalmente quando se fala de transporte de mercadorias e exportação.
Na prática, se destacam o setor aéreo, com o maior aeroporto do Nordeste e também marítimo, devido o porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, e a aproximação geográfica com pontos estratégicos de comércio, como os portos de Nova Iorque, nos Estados Unidos; Roterdã, na Holanda; e Durban, na África do Sul.
Além disso, no âmbito rodoviário, Pernambuco se conecta com os demais estados do Nordeste. Em Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, diversas empresas se posicionam estrategicamente próximas à BR-101, que facilita o acesso ao aeroporto, Porto de Suape e vias para Fortaleza e Salvador - outras duas regiões potentes da região.
"O mercado está em expansão no Nordeste em alguns segmentos. Existe, por exemplo, cada vez mais o polo gesseiro; a agricultura está em um crescimento muito grande; a área de fruticultura; de fertilizantes, que também está em expansão; construção civil e principalmente os produtos manufaturados, como os polos de Caruaru", cita Fernando Trigueiro, presidente da Associação Nordestina de Logística, Anelog.
"Hoje, a maioria dos clientes querem velocidade de entrega. E, para ter velocidade de entrega, as empresas precisam estar mais próximas do cliente. Por isso que muitas delas vieram se instalar em Pernambuco: por conta desse potencial, para dar mais agilidade", completa.
E-commerce
Mas a expansão não para por aí: após a pandemia de covid-19, o comércio e logística mundial mudou, o que influenciou também no cenário pernambucano. Nesse sentido, entra o chamado e-commerce, o qual impulsionou ainda mais o surgimento de galpões, sejam eles de bens de consumo ou empresas de transporte e logística. Exemplo disso é o caso da Shopee, que inaugurou um novo hub logístico em Garanhuns, no Agreste do Estado.
"O e-commerce é uma das áreas que mais cresce aqui no Brasil. E exatamente por isso o setor logístico passa a ter um papel importante, porque a velocidade de entrega é tudo no nosso setor. Nos últimos anos, o e-commerce vem crescendo, tanto é que grandes empresas que trabalham nesse modelo estão se instalando com cento de distribuição aqui na região de Pernambuco", destaca Trigueiro.
Feira Multimodal 2024
No "olho" dos negócios, Pernambuco também se torna a sede da Feira Multimodal 2024, um dos maiores eventos de logística da região Norte e Nordeste do país, que acontece dos dias 6 a 8 de agosto, no Pavilhão Sul do Recife Expo Center. O evento visa receber aproximadamente 5 mil pessoas ao longo dos três dias, a fim de discutir as tendências e desafios da logística multimodal da região.
Leitores do JC têm gratuidade no credenciamento da feira usando o cupom MULTIMODALJC. Clique aqui e aproveite!
A feira é a oportunidade ideal para explorar palestras, debates e painéis com especialistas, além de discutir questões como inovações tecnológicas, cases de sucesso, políticas públicas a favor de uma maior eficiência e o cenário de logística em expansão de Pernambuco para o Nordeste.
Estima-se que o impacto econômico promovido pelo evento seja superior a R$ 250 milhões, já que reunirá comerciantes varejistas, atacadistas, do ramo do e-commerce, profissionais do ramo industrial e também de transportes. Como resultado, Pernambuco se consolida ainda mais como um local em expansão e se destaca no cenário logístico nacional.