Patrocinada

Pandemia eleva procura por consórcios de automóveis e imóveis

Setor registrou crescimento de 21,5% em 2020. Distanciamento mais seguro e com mais conforto são motores de interesse dos clientes

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 03/05/2021 às 7:50 | Atualizado em 03/05/2021 às 11:45
Patrocinada
X

Com o distanciamento social imposto pela pandemia, andar em um automóvel particular se tornou uma alternativa mais segura, o que gerou um aumento na procura por consórcios de carros e motos. A procura por consórcio de imóveis também cresceu, já que as pessoas estão querendo reformar o lugar onde moram, ou até mesmo, comprar um espaço mais confortável, porque tem sido necessário ficar mais tempo em casa.

>> Tire suas dúvidas sobre consórcios

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que os negócios do setor realizados no País em 2020 somaram R$ 163,63 bilhões, o que significa um crescimento de 21,5% em comparação a 2019. Ao todo, são 7,83 milhões de participantes ativos – desse total, 3,84 milhões são consorciados de veículos leves e 1,04 milhão participam de consórcios de imóveis.

Em Pernambuco, o reflexo segue tendência similar. “No ano passado, tivemos um aumento de 10% na adesão de consórcios de imóveis e automóveis na comparação com 2019. Só no primeiro trimestre de 2021, já registramos novo aumento, com alta de 7% nesses consórcios”, explica Thiago Guerra, gerente regional da Embracon em Pernambuco.

Leia também:

>> Consórcios atraem clientes que gostam de investir com planejamento

>> Três características transformam consórcios em um excelente investimento

A empresária Ednalva Maria não gostou do financiamento que fez no passado e resolveu investir em um consórcio de automóvel de 70 meses. Sua primeira experiência tem sido positiva. “Fiz em 2020, dei o lance e fui contemplada agora em março. Foi tudo muito rápido e fácil. Na concessionária em que peguei o carro, ouvi muitos elogios à Embracon”, relata.

Ednalva enxerga uma vantagem para o carro novo durante a pandemia: “Nosso transporte público só anda lotado, não é adequado. Em carros de aplicativos, também percebemos que a higienização não é boa. Quando você depende de outro transporte que não o seu, não dá para ter certeza de que os cuidados necessários estão sendo tomados”, alerta.

Luisi Marques/Acervo JC360
Desempenho dos consórcios Embracon em Pernambuco acompanha tendência nacional de crescimento. Só no primeiro trimestre de 2021 foram 7% a mais de vendas nas modalidades imóveis e automóveis - Luisi Marques/Acervo JC360

Para quem deseja trocar de veículo, a Embracon tem um diferencial, que é a modalidade de lance Troca de Chaves. Basta oferecer o seu carro atual como lance para negociar a compra de um novo em qualquer concessionária de sua escolha, que vai definir o valor de avaliação do seu carro. A oferta é feita com o valor de avaliação do carro usado. Essa quantia será deduzida do crédito a ser pago à loja.

Uma das vantagens do consórcio de veículos é que você escolhe o plano que se encaixa melhor no seu orçamento. É possível optar por planos mais curtos, de 36 meses, ou aqueles estendidos, com até 80 meses de duração. Vale lembrar que não importa de quantos meses será o seu plano, porque não haverá cobrança de juros nem pagamento na entrada.

Leia também:

>> Consórcio de carros e imóveis: setor cresce mesmo em meio à crise

>> Imóveis mais amplos ganham mais valor com a pandemia

O consórcio pode ser utilizado para compra do primeiro carro, ou até para trocar pelo veículo dos sonhos, quando o cotista não consegue comprá-lo à vista.

Consórcio é diferente de financiamento: entenda

O consórcio é uma compra planejada, em que a administradora reúne um grupo de pessoas interessadas em adquirir algo em comum, e cada um vai pagando suas parcelas nessa espécie de “poupança coletiva”. Por isso, não tem juros.

As parcelas mensais são compostas apenas pelo valor do fundo comum e por taxas para o pagamento de administração, fundo reserva e seguro – custos importantes para garantir a segurança do negócio. Todos os meses há um sorteio da carta de crédito para que o consorciado adquira o bem à vista. Os participantes também podem realizar lances para conseguir de forma mais rápida a carta de crédito.

Ao receber a carta de crédito, você pode negociar melhor a compra, pois tem à disposição o valor integral, corrigido pelo IPCA, para comprar o automóvel, seja novo ou seminovo, como em uma compra à vista, o que amplia o poder de negociação.

A Embracon é uma das maiores administradoras de consórcio do País, segundo ranking do Banco Central. Com mais de 90 filiais, a empresa atua há mais de 30 anos no Brasil.

Simule agora o seu consórcio. Ah! E você pode fazer a adesão on-line e sem sair de casa.

Tags

Autor