Coronavírus

Papa deixa o Vaticano para rezar em Roma por fim de pandemia do coronavírus

Papa Francisco caminhou, como em peregrinação, por um trecho da Via del Corso

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/03/2020 às 16:54 | Atualizado em 22/04/2020 às 12:58
Vatican Media
Pontífice deixou o Vaticano na tarde deste domingo para rezar na basílica de Santa Maria Maior, em Roma. - FOTO: Vatican Media

O Papa Francisco deixou o Vaticano na tarde deste domingo (15) para rezar na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, anunciou a Santa Sé, pelo fim da epidemia do novo coronavírus.

A capital italiana, como o restante do país, está submetida desde a última terça-feira a um confinamento por causa da epidemia de coronavírus. Os moradores não podem sair de casa, a não ser para trabalhar, fazer compras ou ir à farmácia.

» Colômbia proíbe a entrada de estrangeiros por causa do novo coronavírus

» Presidente do Paraguai diz que países da América do Sul vão se reunir para decidir sobre fechamento de fronteiras

» Espanha declara estado de emergência por duas semanas para conter coronavírus

» American Airlines suspende todos os voos para o Brasil a partir desta segunda

Mais tarde, o Papa "caminhou, como em peregrinação, por um trecho da Via del Corso", uma das principais artérias de Roma, que estava vazia, e seguiu a pé, acompanhado por seguranças, até a igreja de São Marcelo al Corso, onde se encontra um crucifixo milagroso que, em 1522, foi levado em procissão pelos bairros da cidade para pôr fim à peste em Roma.

O pontífice argentino rezou "pelo fim da pandemia que afeta a Itália e o mundo, e implorou pela cura de muitos doentes", assinalou a Santa Sé. As orações também foram dirigidas "aos trabalhadores da área de saúde, aos médicos, enfermeiras e a àqueles que, nestes dias, por seu trabalho, garantiram o funcionamento da sociedade".

O Papa retornou ao Vaticano às 17h30 locais.

Confira o mapa de casos

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias