COVID-19

Países da América do Sul decidem fechar fronteiras por conta do coronavírus

Para chegarem a um acordo, os líderes das nações da América do Sul fizeram uma vídeoconferência

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 16/03/2020 às 23:07 | Atualizado em 17/03/2020 às 13:01
ODD ANDERSEN/AFP
Os países vão compartilhar entre si as experiências que tiverem com o Covid-19 - FOTO: ODD ANDERSEN/AFP

Os presidentes dos países membros do Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosur) concordaram nesta segunda-feira (16), através de uma videoconferência, proteger suas fronteiras e promover a compra conjunta de suprimentos médicos devido à disseminação do novo coronavírus na região.

>> Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230

>> Sobe para 18 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

>> Coronavírus: 1º caso em criança de Pernambuco é confirmado

>> EUA realiza primeiro teste em humanos da vacina contra o coronavírus

>> Não importa o que Bolsonaro diz, cancele tudo

>> Seu plano de saúde nega cobertura para o coronavírus?

Os chefes de Estado decidiram "proteger as fronteiras de maneira coordenada e eficaz, facilitar o retorno de nacionais a seus respectivos países e promover compras conjuntas de suprimentos médicos para acessar melhores condições", indica o comunicado divulgado pelo governo do Chile, que ocupa a presidência temporária do Prosur desde março de 2019.

Presidentes que participaram da reunião:

  • Sebastian Piñera, do Chile;
  • Alberto Fernández, da Argentina;
  • Jeanine Añez, da Bolívia;
  • Iván Duque, da Colômbia;
  • Lenin Moreno, do Equador;
  • Mario Abdo, do Paraguai;
  • Martín Vizcarra, do Peru;
  • Luis Lacalle Pou, do Uruguai;
  • Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.

Também concordaram em compartilhar as informações obtidas na experiência de cada país com a Covid-19, aumentar a capacidade de diagnóstico para acessar melhores condições de tempo e valor e cooperar com organizações financeiras multilaterais.

Em 26 de fevereiro, o Brasil foi o primeiro país a registrar um caso da doença na América do Sul, região que já teve sete mortes provocadas pela pandemia (na Argentina, Panamá, Equador, Guiana e República Dominicana), segundo levantamento da AFP.

O Prosul foi criado em março do ano passado no Chile para substituir a quase extinta Unasul, e exclui a Venezuela por decisão dos governos conservadores de seus países membros.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na última quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.

Venezuela,Equador e Colômbia adotam medidas contra coronavírus.

 

Comentários

Últimas notícias