Covid-19

EUA registra 827 mortes e mais de 60.000 casos por coronavírus

O balanço anterior apontava aproximadamente 600 mortes

AFP
AFP
Publicado em 25/03/2020 às 16:42
Notícia
ALEX EDELMAN/AFP
Cresce o número de mortes nos Estados Unidos - FOTO: ALEX EDELMAN/AFP
Leitura:

O número de casos confirmados do novo coronavírus nos Estados Unidos atingiu 60.115 nesta quarta-feira, e 827 pessoas morreram, apontou a Universidade Johns Hopkins.

O balanço anterior apontava aproximadamente 600 mortes. Os EUA têm o terceiro maior número de casos confirmados, atrás da China e da Itália, e a taxa de mortalidade nos EUA no momento é de 1,38%, com base nos casos relatados.

 

>> Pernambuco registra primeira morte pelo novo coronavírus

>> Coronavírus: "Acreditem na gravidade da situação; fiquem em casa", apela secretário após confirmação da 1ª morte em Pernambuco

 

>> Reunião dos governadores após pronunciamento de Bolsonaro foi ideia de Paulo Câmara

 

As autoridades acreditam que o número real de infectados seja muito maior, o que significa uma taxa real de mortalidade menor.

 

O coronavírus, que matou mais de 20.000 pessoas em todo o mundo, foi detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan no final de dezembro.

Uma previsão médica apresentada ao Congresso este mês indicou que entre 70 milhões e 150 milhões de pessoas poderiam contrair coronavírus nos Estados Unidos.

Se a taxa real de mortes for de 1%, o vírus poderá deixar entre 700.000 e 1,5 milhão de mortes.

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

 

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

     

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

     

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.

     

  • Ficar em casa quando estiver doente.

     

  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

     

  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

     

  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

     

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

     

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias