Coronavírus

Idosos, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores essenciais terão prioridades de vacinação contra covid-19 nos Estados Unidos

Apesar de o desenvolvimento de uma vacina forte não estar 100% garantido, os funcionários disseram que o objetivo é ter vacinas suficientes para a temporada de gripe do ano que vem

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 16/06/2020 às 16:55 | Atualizado em 16/06/2020 às 16:58
JAILTON JR./JC IMAGEM
Os primeiros testes no Brasil serão realizados em voluntários do Rio de Janeiro e São Paulo - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM
Leitura:

Os Estados Unidos planejam dar prioridade a idosos, pessoas com doenças preexistentes e trabalhadores essenciais quando houver uma vacina contra a Covid-19, informou nesta terça-feira um funcionário do alto escalão do governo de Donald Trump.

>> Caixões que levariam vítimas do coronavírus estavam com 300 kg de maconha

Dentro da Operação Warp Speed (OWS), o governo americano tem como objetivo distribuir 300 milhões de doses da vacina até janeiro de 2021, investindo na capacidade de fabricação, para aliviar o risco financeiro das empresas farmacêuticas. "Antes que qualquer vacina seja aprovada ou autorizada, a OWS irá desenvolver os planos e a infraestrutura necessários para a sua distribuição", afirmou o funcionário.

Autoridades prevêem distribuir a vacina por níveis, usando uma metodologia que, há uma década, foi aplicada na pandemia de influenza. "Os idosos, pessoas com doenças preexistentes e trabalhadores de serviços essenciais estariam em níveis mais altos", segundo o funcionário. "No entanto, determinar que populações podem e devem receber a vacina irá depender dos resultados dos testes clínicos."

Um segundo funcionário assinalou que a segurança das vacinas é desconhecida e que pode ser que as mesmas não sejam adequadas a certos perfis demográficos. Além disso, comentou, "esperamos que haja 20, 30, 40 milhões de americanos com fortes anticorpos contra o novo coronavírus até o fim do ano, portanto estes teriam uma prioridade significativamente menor".

Apesar de o desenvolvimento de uma vacina forte não estar 100% garantido, os funcionários disseram que o objetivo é ter vacinas suficientes para a temporada de gripe do ano que vem e distribuí-las entre os mais vulneráveis.

A OWS, anunciada em 15 de maio, também tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a implementação dos tratamentos e diagnósticos da Covid-19.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Letreiro com a frase Fiquem em Casa na avenida Agamenom Magalhães, Derby, Recife. Pandemia no novo coronavírus, Covid-19. - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias