Democrata

"Não verei estados azuis ou vermelhos, mas os Estados Unidos", diz Joe Biden em discurso de vitória

Democrata foi apontado como próximo presidente segundo projeções da mídia norte-americana

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 07/11/2020 às 22:58 | Atualizado em 08/11/2020 às 0:10
AFP
Biden fez discurso de união neste sábado (7) - FOTO: AFP

Apontado como próximo presidente dos Estados Unidos, segundo as projeções da imprensa norte-americana, o democrata Joe Biden fez um discurso da vitória em tom pacificador neste sábado (7). Em vários momentos, clamou por "baixar a tensão" no povo americano e falou que iria trabalhar para todos que votaram nele e também para os que não votaram nele.

"Não verei estados azuis ou vermelhos, mas os Estados Unidos. Serei presidente para unir e não dividir. Democratas e republicanos discordam não por uma força, mas por escolhas. Se democratas e republicanos podem discordar também podem decidir cooperar", disse Biden na cidade de Wilmington, Delaware. Ele discursou por cerca de 10 minutos e foi bastante aplaudido pelo público presente. O formato da cerimônia foi em drive-thru por conta da pandemia do coronavírus.

AFP
PODEROSA Kamala é filha de imigrantes, senadora e ex-procuradora de Justiça da Califórnia - AFP
AFP
AGORA É COM ELE Em discurso emocionante, democrata Joe Biden lembrou que "os Estados Unidos são um farol para o mundo" - AFP
AFP
JODE BIDEN - AFP
AFP
Biden fez discurso de união neste sábado (7) - AFP
AFP
Biden fez discurso de união neste sábado (7) - AFP
AFP
Biden fez discurso de união neste sábado (7) - AFP
AFP
Biden fez discurso de união neste sábado (7) - AFP
AFP
Biden fez discurso de união neste sábado (7) - AFP
AFP
EUFORIA Em vários locais dos EUA, ruas cheias para celebrar resultado das eleições presidenciais - AFP
AFP
Vice Kamala Harris elogiou Biden no discurso - AFP
AFP
Vice Kamala Harris elogiou Biden no discurso - AFP

Biden citou o presidente Donald Trump uma única vez, quando prometeu que iria governar para todos. Aos eleitores do republicano, pediu para que não olhassem o outro como inimigo. "Eu entendo, eu já perdi. Sei da decepção. Mas vamos dar um ao outro uma chance. É hora de deixar de lado a retórica mais dura e reencontrar um ao outro. É tempo de curar a América", afirmou.

O democrata também destacou em vários momentos que iria buscar a justiça, a esperança e a ciência. Nesse último ponto, focou no combate à pandemia do coronavírus. "Nossa batalha é controlar o vírus. Na segunda vou nomear equipe de cientistas de renome para que comecemos um plano contra covid. Não vou economizar esforços", declarou.

Biden ainda pontuou que espera uma "América grande" e que irá trabalhar para recuperar o respeito americano no mundo. Nesse ponto, agradeceu pelos votos que obteve. "Acredito nesse país e no trabalho". 

O democrata foi precedido no discurso pela sua vice Kamala Harris. Ela ressaltou também a necessidade de união, de seguir a ciência e pontuou que, apesar de ser a primeira mulher a chegar ao cargo de vice-presidente dos Estados Unidos, não será a última. "Não importa em quem vocês votaram, eu tentarei ser vice-presidente como Joe foi para Obama. Agora o trabalho começa e o primeiro é salvar vida e vencer a pandemia".

VITÓRIA DE BIDEN

Biden e Harris foram apontados como vencedores das eleições nos Estados Unidos neste sábado após vários veículos projetarem a vitória dele na Pensilvânia em Nevada. Com isso, o democrata chegou aos 279 delegados, sendo que o mínimo é 270. Biden ainda lidera na Georgia e no Arizona, podendo ampliar a vitória. Pelo sistema eleitoral dos Estados Unidos, o eleitor escolhe não o candidato, mas para quem vão os delegados de cada estado. Cada um dos 50 estados tem um número de delegados. Juntos, formam 538 que se reúnem no Colégio Eleitoral. O colégio sim elege oficialmente o presidente no dia 14 de dezembro. A homologação ocorre no dia 6 de janeiro pelo Congresso e a posse está marcada para 20 de janeiro. O presidente Donald Trump, contudo, não reconhece a derrota e promete judicializar o pleito.

Comentários

Últimas notícias