A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu aos seus membros na Europa que "fortaleçam seus controles" sobre a nova variante do coronavírus que circula no Reino Unido, afirmou neste domingo (20) à AFP seu setor europeu. Fora do território britânico, alguns casos foram notificados na Dinamarca (9), assim como um caso na Holanda e na Austrália, de acordo com a OMS, que recomenda que seus membros "aumentem sua (capacidade de) sequenciamento" do vírus antes de saber mais sobre os riscos apresentados por essa variante.
- Europa supera 400 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus
- ONU: vacina será insuficiente para enfrentar devastação do coronavírus
- O Chile aprovou nesta quarta-feira (16) o uso da vacina Pfizer-BioNTech contra o coronavírus, permitindo sua importação e o início da aplicação na população acima dos 16 anos.
- Coronavírus: ventilador pulmonar explode em hospital e mata dez na Turquia
Países como Holanda e Bélgica já anunciaram a suspensão de voos entre os países e o Reino Unido. A Itália também vai suspender os voos com o Reino Unido após a descoberta de uma nova cepa do coronavírus suspeita de ser mais contagiosa, anunciou neste domingo (20) o ministro italiano das Relações Exteriores Luigi Di Maio.
"O Reino Unido lançou um alerta sobre uma nova forma de covid-19 que seria o resultado de uma mutação do vírus. Como governo, temos o dever de proteger os italianos e, por essa razão, vamos assinar com o ministro da Saúde um decreto para suspender os voos com o Reino Unido", escreveu Di Maio em sua conta no Facebook, sem especificar quando esta medida entrará em vigor.
Espanha
Já na Espanha, foi pedido a Bruxelas uma resposta "coordenada" sobre os voos com o Reino Unido, depois que vários países da região anunciaram que suspenderão suas conexões aéreas.
"O objetivo é proteger os direitos dos cidadãos comunitários a partir da coordenação, evitando a unilateralidade", explicou o governo espanhol em um comunicado, no qual disse que se não houver uma atuação conjunta, Madri tomará medidas "em defesa dos interesses e direitos dos cidadãos espanhóis".
Comentários