coronavírus

Com vacinação contra covid-19 avançada, países promovem shows com grande público em 2021; veja exemplos

Na Inglaterra, nas 60 mil pessoas participantes dos eventos pilotos promovidos, foram detectados apenas 15 casos de infecção

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 27/05/2021 às 13:42
Notícia
X

No cenário pandêmico, os protocolos de distanciamento social têm sido a maior ferramenta de saúde pública utilizada pelos países que não possuem o quantitativo suficiente de vacinas para imunizar a população. Em contraponto à predominância dessa realidade, alguns países mais avançados na vacinação e nas medidas de contingenciamento do alcance do vírus já vivem um outro patamar de retomada à normalidade.

O ano de 2021 tem sido marcado por essa tentativa de reconquista, principalmente na realização de eventos-testes, em que milhares de pessoas são reunidas. A Nova Zelândia, por exemplo, fez história ao reunir 50 mil pessoas em um estádio, para assistir a um show, no dia 25 de março. O Eden Park Stadium foi completamente tomado por pessoas sem máscaras e sem necessidade de distanciamento social.

edenparknz/instagram
50 mil pessoas curtem show no Eden Park stadium, em Nova Zelândia. - edenparknz/instagram

As medidas de segurança desses eventos providos ao público têm sido parecidas em geral. Os participantes precisam apresentar um exame de covid-19 negativo.

Países que já realizaram eventos abertos ao público

Reino Unido

No Reino Unido - país da Europa com a maior taxa de vacinação -, os eventos-testes têm rendido bons resultados. Na última sexta-feira (21), o ministério da saúde britânico divulgou que das quase 60 mil pessoas participantes dos eventos pilotos promovidos, foram detectados apenas 15 casos de infecção.

Divulgação/JM Enternational
Cerimônia dos Brit Awards no O2 Arena, em Londres. - Divulgação/JM Enternational

O primeiro-ministro Boris Johnson autorizou que nove grandes eventos fossem realizados sem medidas anticovid, sendo três partidas de futebol no estádio de Wembley (21.000 pessoas), a cerimônia dos Brit Awards no O2 Arena (4.000 pessoas) de Londres, a final da copa do mundo de bilhar e vários eventos em Liverpool - entre eles uma festa com 3.000 pessoas e um festival de música.

Depois de cada teste-piloto, os participantes também precisam realizar um teste PCR de detecção do vírus. "Esses projetos-piloto foram projetados e supervisionados cientificamente para reduzir o risco de transmissão", comentou o ministério da Saúde, garantindo que estava "trabalhando estreitamente" com o sistema de rastreamento "para garantir que todos os contatos sejam localizados após um diagnóstico positivo".

Austrália

A Austrália, localizada na Oceania, reuniu cerca de 51.723 pessoas no estádio Melbourne Cricket Ground, para uma partida de futebol australiano, entre as equipes Carlton Blues e Collingwood Magpies, no dia 25 de março deste ano. No estado australiano de Melbourne, shows de música também já estão liberados.

collingwood_fc/Instagram
Na Austrália, cerca de 51.723 pessoas foram ao estádio Melbourne Cricket Ground, para uma partida de futebol australiano. - collingwood_fc/Instagram

Considerado um dos países modelos no combate ao enfrentamento da pandemia, a Austrália implementou medidas de contenção rigorosas, principalmente no início da disseminação da doença, como o fechamento das fronteiras. Desde o início da pandemia até agora, o país registrou cerca de 29.695 mil casos de Covid-19 e 910 mortes.

Israel

Com quase de 60% da população imunizada, Israel é outro exemplo de país que abriu os jogos de futebol ao público. Os eventos podem acomodar até 5 mil pessoas, que precisam comprovar terem sido vacinadas ou apresentar um teste rápido negativo.

Eventos esperados para o ano de 2021

 

Outros shows, eventos artísticos e partidas de futebol já foram anunciados para acontecer em 2021, confira:

Summerfest

O popular festival de música de Milwaukee, Estado Unidos, divulgou a realização de uma edição em 2021. O evento acontecerá durante três finais de semana do mês de setembro. Serão 11 palcos para receber artistas como Jonas Brothers, Dave Matthews Band, Luke Bryan, Chance the Rapper, Chris Stapleton, Miley Cyrus e Zac Brown Band.

 

Governors Ball

Promovido também nos Estados Unidos, desta vez no complexo Citi Field no Queens, o Governors Ball, contará com atrações de peso, como Billie Eilish, Megan Thee Stallion, Tame Impala, Post Malone e Phoebe Bridgers. A décima edição será realizada nos dias 24 a 26 de setembro deste ano.

 


Baja Beach Fest

De 3 a 15 de agosto e de 20 a 22 de agosto, o México receberá o público no Baja Beach Fest. O país conta no momento com cerca de 9% da população vacinada contra a covid-19.

O evento promove o gênero reggaeton e conta com a apresentação da cantora brasileira Luiza Sonza. Dentre outros artistas que se apresentam no local estão Karol G, Becky G, Farruko, Guaynaa, Jhay Cortez, Paloma Mami e Rauw Alejandro.

 

Ozuna Fest

Em Porto Rico, o artista latino Ozuna tem promovido um festival em Cancún, nos dias de 4 a 8 de novembro. O momento terá shows, festas na piscina e eventos noturnos com curadoria do próprio artista.

O Ozuna Fest terá apresentações de Myke Towers & Boza, Wisin, Nathy Peluso e outros artistas.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pollen (@pollen)

 

Tags

Autor