DEBATE

Workshop Redes Cordiais faz evento voltado para os influencers em Pernambuco

O evento será nas próximas segunda (24) e quarta (26) e objetivo é combater a desinformação e os discursos de ódio, contribuindo para o fortalecimento de algo básico: o diálogo democrático

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 21/05/2021 às 17:38 | Atualizado em 21/05/2021 às 18:50
Notícia
X

O workshop Redes Cordiais desembarca em Pernambuco nas próximas segunda (24) e quarta-feira (26). É a décima edição e segunda no Nordeste. Será o terceiro encontro online, em razão da pandemia da covid-19. Os organizadores trabalham para que os influenciadores convidados, pessoas de tribos e de interesses muito diversos, sejam parceiros no combate à desinformação e aos discursos de ódio, especialmente para o fortalecimento do diálogo democrático. Entre estes influencers estão as jornalistas Fabiana Moraes, Ademara Barros, a vereadora Dani Portela (PSOL), o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) e Rafael Oliveira, um dos criadores do Recife Ordinário.

A finalidade do Redes Cordiais é colaborar na construção do diálogo democrático.  “Buscamos estimulá-los e treiná-los como influenciadores responsáveis”, explica Clara Becker, co-fundadora do Redes Cordiais. “Isso permite aos participantes não apenas enfrentar a desinformação e o discurso de ódio nas redes, mas exercer seu papel para a construção de um debate público saudável, democrático e não-violento no Brasil”.

Serão dois dias de uma programação, sempre pela manhã, que combina educação midiática, comunicação não-violenta, combate à desinformação e qualificação do diálogo. Além dos já citados acima, os organizadores também divulgam a participação dos seguintes influencers nesta edição: Alcione Alves, Dália Celeste, Giovanna Freitas, Jackson Augusto, Jéssica Miranda, Joana Suarez, Lafaete Pankaru, Leo da Jegga, Maeve Jinkins, Mari Bigio e Pally Siqueira.

Até o momento, o Redes Cordiais fez treinamentos para 169 influenciadores que, juntos, alcançam mais de 100 milhões de seguidores, como Bruna Linzmeyer, Antonio Tabet, Cris Vianna, Paolla Oliveira, Renê Silva, Filipe Castanhari, Fernanda Lima, Ana Paula Padrão, políticos da direita e da esquerda e criadores de conteúdo de diferentes áreas e muito diversos entre si.

O workshop, que já passou também por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, tem apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer e do National Endowment for Democracy, além de parceria com Instituto Tecnologia e Sociedade, InternetLab, Pensata e Casé Fala. O evento pode ser acompanhado em tempo real nas redes do projeto.

As palestras ocorrerão, pela manhã, e vão debater os seguintes temas: Comunicação não Violenta, com Dominic Barter; Meu primeiro hater, como lidar com ataques digitais, que será abordado por Guilherme Amado, entre outros. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais da instituição ou no redescordiais.com.

Tags

Autor