Papa Francisco internado: veja o que se sabe sobre o estado de saúde do pontífice
O pontífice está no Hospital Policlínico Gemelli de Roma, na Itália
Atualizada em 05/07
O Vaticano divulgou neste domingo (4) que o Papa Francisco, 84 anos, foi internado no Hospital Policlínico Gemelli de Roma, na Itália. Francisco passou por uma cirurgia, que já estava marcada. Ele chegou à unidade por volta das 15h (horário local).
O jornal italiano Corrieri della Sera informa que apenas os médicos diretamente envolvidos na operação sabiam do procedimento. A chegada do pontífice ao hospital foi discreta, e ele estava acompanhado apenas do motorista e de um colaborador próximo.
- "Igreja não é de direita e nem de esquerda", diz Papa Francisco ao presidir missa na Solenidade de Pentecostes
- Momento 'inexplicável', diz padre paraibano que ouviu brincadeira do Papa Francisco
- Papa Francisco recebe Homem-Aranha no Vaticano; veja imagens do encontro
- Papa Francisco é internado em hospital de Roma, diz Vaticano
A intervenção cirúrgica é para reparar uma "estenose (estreitamento) diverticular sintomática do cólon", segundo informou o Vaticano. A condição pode provocar dores abdominais recorrentes.
A Santa Sé disse ainda, em comunicado, que o especialista em cirurgias no aparelho digestivo professor Sergio Alfieri será o responsável por realizar a operação. Neste domingo (4), antes de seguir para a unidade de saúde, o papa participou da tradicional oração do Angelus, na Praça São Pedro, no Vaticano.
Aos fiéis, Francisco anunciou que pretende viajar para a Hungria e a Eslováquia em setembro. "Estou feliz em anunciar que de 12 a 15 de setembro, se Deus quiser, irei à Eslováquia para uma visita pastoral", declarou.
No dia 12 de setembro, o papa irá celebrar a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste, capital da Hungria. Na Eslováquia, visitará as cidades de Bratislava, Presov, Kosice e Sastin. Esta será a primeira visita de um pontífice ao país do antigo bloco soviético de maioria católica depois da de João Paulo II, em 2003.
Apesar de se dirigir aos fiéis, o pontífice não falou sobre a cirurgia durante a celebração.
Após o procedimento, a Santa Sé divulgou uma atualização do estado de saúde do pontífice. "O Santo Pai reagiu bem à intervenção, que foi realizada sob anestesia geral", informou comunicado publicado pouco antes da meia-noite do horário local (19h00 de Brasília).
Na segunda (5), o Vaticano disse que Francisco está bem e ficará hospitalizado por cerca de uma semana. "[O papa] encontra-se em boas condições gerais, está alerta e respira sem ajuda. Deve permanecer hospitalizado por cerca de uma semana, salvo se houver complicações", disse a nota.
Histórico do Papa Francisco
O papa Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio, assumiu o posto mais alto da Igreja Católica em fevereiro de 2013, após renúncia de Bento XVI, o primeiro papa a deixar o trono de São Pedro em 600 anos.
Em janeiro, Francisco chegou a cancelar a participação em missas de Ano Novo após uma dor ciática. Esta é a primeira vez que ele é hospitalizado desde que começou o pontificado. Quando tinha 21 anos, Jorge Bergoglio sofreu uma grave pneumonia e precisou retirar parte do pulmão direito.