economia

Calábria, na Itália, irá oferecer 28 mil euros para quem se mudar para um de seus vilarejos

O objetivo do governo local é reverter o declínio populacional das aldeias, que contam com cerca de 2 mil habitantes cada uma

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 15/07/2021 às 17:28
Notícia
X

Com informações de O Globo

A região da Calábria, na Itália, planeja oferecer até 28 mil euros, o equivalente a R$ 168 mil) durante, no máximo, três anos, para quem se mudar para um de seus vilarejos. O objetivo do governo local é reverter o declínio populacional das aldeias, que contam com cerca de 2 mil habitantes cada uma. No entanto, para viver no local, é preciso preencher os requisitos de idade, além de se comprometer a contribuir com a economia da região.

Ao todo, participam do programa de estímulo e financiamento idealizado nove cidades: Civita, Samo e Precacore, Aieta, Bova, Caccuri, Albidona, Sant'Agata del Bianco, Santa Severina e San Donato di Ninea. Cerca de 75% das cidades da Calábria têm população menor que 5 mil habitantes, o que faz com que haja um temor de que desapareçam no futuro. 

De acordo com a CNN, para conseguir entrar no programa, é necessário ter entre 18 e 40 anos e se comprometer a lançar um pequeno negócio ou aceitar ofertas de trabalho específicos que já existem no local.

Também é preciso que o candidato queira estabelecer residência em um dos vilarejos e esteja pronto para se mudar em até 90 dias após ser aceito. O governo local tem expectativa de atrair jovens proativos que contribuam com o mercado de trabalho da Calábria.

O programa e sua inscrição devem ser lançados nas próximas semanas. O investimento já ultrapassou o valor de 700 mil euros.

Renda

Se aprovado, o candidato irá receber uma renda mensal que varia entre 800 e 1000 euros em um período de dois a três anos. Além disso, o programa pode ofertar um financiamento privado como incentivo para abertura de algum tipo de empreendimento comercial.


 


Tags

Autor