Conflito

Talibã toma Cabul após presidente deixar capital

Taleban assumiram o controle da capital afegã Cabul, enquanto o presidente Ashraf Ghani deixava o país

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 15/08/2021 às 12:51 | Atualizado em 16/08/2021 às 19:29
Notícia
X
Combatentes do grupo fundamentalista islâmico Taleban assumiram o controle da capital afegã Cabul, enquanto o presidente Ashraf Ghani deixava o país. Embora o Taleban tenha dito inicialmente que não entraria na cidade antes que um governo de transição fosse formado, o grupo mudou de ideia ao anoitecer, justificando que era preciso manter a ordem pública após a polícia afegã ter abandonado seus postos.
"Para evitar o caos e os saques, o Emirado Islâmico ordenou aos mujahedeen que assumam o controle das áreas abandonadas", disse o Taleban em comunicado, acrescentando que combatentes do Taleban não atacarão nenhum oficial civil ou militar do antigo regime.
As forças de segurança afegãs não ofereceram resistência enquanto os insurgentes, que tomaram a maior parte do país em apenas uma semana, apareceram na manhã deste domingo (horário local) nos arredores de Cabul.
No fim da manhã, os postos de controle tinham sido abandonados por tropas afegãs, enquanto moradores em pânico congestionavam as ruas. Também pela manhã, Ghani fugiu do palácio presidencial e ficou na Embaixada dos Estados Unidos. Ele deixou a capital afegã à tarde.
No início da tarde, o Taleban assumiu o controle da principal prisão de Pul-e-Charkhi em Cabul, libertando milhares de presos, conforme vídeos publicados em redes sociais. À noite, a estrada principal para o aeroporto de Cabul - repleta de afegãos tentando escapar e com milhares de soldados norte-americanos tentando garantir a retirada da cidade - tinha combatentes do Taleban misturados a tropas afegãs uniformizadas.
(Com Dow Jones Newswires)
 

Tags

Autor