Afeganistão

Após ofensiva do Talibã, vídeos mostram corrida desesperada ao aeroporto de Cabul

Grupo extremista invadiu a capital neste domingo (15) e tomou o poder no país

Imagem do autor
Cadastrado por

Do jornal Correio para a Rede Nordeste

Publicado em 15/08/2021 às 22:32
Notícia
X

Uma série de vídeos publicados nas redes sociais neste domingo (15) mostram tentativas desesperadas de fuga de Cabul, capital do Afeganistão, após a tomada do poder pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã.

As imagens revelam uma verdadeira corrida ao aeroporto da cidade, que no momento seria a única alternativa de saída do país, já que o Talibã domina as fronteiras.

No início da tarde, o grupo assumiu o controle da principal prisão de Pul-e-Charkhi em Cabul, libertando milhares de presos, como também mostram vídeos publicados em redes sociais.

Sem a proteção do governo americano, que retirou a maior parte dos soldados do país, o presidente Ashraf Ghani deixou o Afeganistão para evitar um "banho de sangue", segundo publicação feita por ele nas redes sociais.

À noite, a estrada principal para o aeroporto de Cabul - repleta de afegãos tentando escapar e com milhares de soldados norte-americanos tentando garantir a retirada da cidade - tinha combatentes do Talibã misturados a tropas afegãs uniformizadas.

Diversos países ocidentais, entre eles EUA, Alemanha e França, fecharam as embaixadas e estão tentando acelerar a evacuação de funcionários e cidadãos.

O Talibã, grupo que virou sinônimo de radicalismo fundamentalista especialmente a partir do 11 de setembro de 2001, com o ataque aos EUA, voltou ao poder no Afeganistão após 20 anos, neste domingo (15).

As tropas entraram em Cabul pela primeira vez desde 13 de outubro de 2001, quando tiveram de se retirar da capital sob as bombas norte-americanas e britânicas que abriram caminho para forças adversárias da chamada Aliança do Norte.

Veja alguns dos vídeos da tentativa de saída de Cabul que circulam nas redes sociais:

 

Tags

Autor