Cumbre Vieja

Quais as chances do vulcão que entrou em erupção nas Ilhas Canárias provocar um tsunami no Brasil?

No Passando a Limpo, da Rádio Jornal, desta segunda-feira (20), o professor Alexandre Medeiros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), falou sobre o assunto

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 20/09/2021 às 11:02 | Atualizado em 20/09/2021 às 11:45
Notícia
X

O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção nesse domingo (19), e os brasileiros voltaram a ficar temerosos sobre a possibilidade de um tsunami no País. Isso acontece porque, de acordo com pesquisa, caso uma erupção explosiva entrasse em ação, as ondas gigantes chegariam ao Nordeste do Brasil em até nove horas

Veja vídeos da erupção: 

Nas redes sociais, diversas pessoas demonstraram preocupação e falaram até em viajar para municípios distantes da costa brasileira. No Passando a Limpo, da Rádio Jornal, desta segunda-feira (20), o professor Alexandre Medeiros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou que o risco do Brasil ser atingido por um tsunami é mínimo.

"A plataforma continental do Nordeste é curta, diferente da plataforma continental que avança para dentro do mar do sudeste e do sul do país, que é mais longa. Então, se chegasse um tsunami aqui, ele teria um espaço menor de perder energia e as ondas poderiam se elevar muito e adentrar no continente gerando um grande dano. Dito isto, entretanto, não é preciso pânico. É possível que esse vulcão gere um tsunami? Sim. Mas é provável? Não. É preciso ter calma", disse o professor. 

LEIA MAIS

Ao vivo: acompanhe a erupção do vulcão nas Ilhas Canárias que poderia gerar tsunami no Brasil

O que se sabe até agora sobre o tsunami que poderia atingir o Nordeste do Brasil?

Por que acontece a erupção de um vulcão? Onde ficam as Ilhas Canárias? Há vulcão no Brasil? Entenda

De acordo com Medeiros, a queda de uma das paredes do vulcão é o que ocasionaria um tsunami o Nordeste. Ainda assim, a possibilidade do fenômeno acontecer é mínima. 

"Há três causas possíveis de um tsunami. A primeira é um terremoto, a segunda é um vulcão submerso e a terceira é o um desabamento de rochas em grande quantidade no oceano, e isso é mais difícil de acontecer. O Cumbre Vieja está em erupção, mas nem está sendo uma erupção muito grande e mesmo que fosse, isso não causaria um tsunami. O que causaria um tsunami, é uma parede do vulcão desabar, havendo uma repentina queda de grande quantidade de rocha no mar, o que pode provar uma agitação e uma propagação de onda, que de fato pode atingir o Nordeste", explicou. 

Vulcão entrou em erupção nesse domingo

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19). A TV Canária transmite ao vivo a erupção, assista:

LEIA MAIS

Veja imagens da erupção de vulcão nas Ilhas Canárias

Vulcão que pode gerar tsunami no Nordeste do Brasil entra em erupção; veja vídeo

Apesar da erupção de vulcão, risco de tsunami atingir Nordeste do Brasil é mínimo

Confira imagens:

DESIREE MARTIN / AFP
Erupção de vulcão na Espanha - DESIREE MARTIN / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
A eminente erupção do vulcão virou notícia no Brasil - DESIREE MARTIN / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
O complexo vulcânico de Cumbre Vieja, que fica ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), entrou em erupção neste domingo (19) - DESIREE MARTIN / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
Vulcão nas Ilhas Canárias entrou em erupção neste domingo (19) - DESIREE MARTIN / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
Vulcão nas Ilhas Canárias entrou em erupção neste domingo (19) - DESIREE MARTIN / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
Vulcão nas Ilhas Canárias entrou em erupção neste domingo (19) - DESIREE MARTIN / AFP
DESIREE MARTIN / AFP
Vulcão nas Ilhas Canárias entrou em erupção neste domingo (19) - DESIREE MARTIN / AFP

Pesquisa

Foi em 2001, há 20 anos, que dois dos maiores pesquisadores do mundo: Steven Ward, do Instituto de Geofísica da University of Califórnia (EUA); e Simon Day, do Departamento de Ciências Geológicas da University College, de Londres (Inglaterra), levantaram a hipótese do vulcão Cumbre Vieja causar um tsunami que poderia atingir o Brasil.

Na época, os dois chegaram a publicar um artigo científico alertando diversos países do Atlântico sobre a possibilidade. Para isso, eles realizaram o mapeamento da atividade sísmica, do histórico de erupções, das correntes marítimas e de diversos outros pontos relacionados ao fenômeno. Mas, de acordo com os pesquisadores, as últimas erupções do Cumbre Vieja ocorreram nos anos de 1949 e 1971 e em nenhuma das vezes a erupção causou problemas relacionados a tsunamis. 

LEIA MAIS

Quais os riscos de chegar um tsunami na Bahia causado pela erupção de um vulcão? O que é um tsunami e como ele ocorre? Qual sua causa?

Vulcão capaz de gerar grande tsunami na Bahia entra em estado de alerta

Há alguns dias, no entanto, a atividade sísmica na região registrou mudanças, o que acendeu o alerta amarelo de risco de erupção. Apesar do cenário causar medo, é importante salientar que o nível "amarelo" de risco é o segundo em uma escala de quatro. Desta forma, ele revela ainda uma possibilidade pequena de erupção.

Na simulação de erupção explosiva feita por Steven Ward e Simon Day há 20 anos, a área de impacto de 250 km de diâmetro seria capaz de produzir tsunamis em diversas direções e "várias ondas de centenas de metros de altura atingiram as costas das três ilhas mais a oeste da cadeia das Canárias." De acordo com a pesquisa, em apenas 15 a 60 minutos as Ilhas Canárias seriam atingidas por ondas de 50 a 100 metros de altura.

Já no Brasil, em até nove horas essas ondas chegariam. "As vanguardas do tsunami (10 m) atingiriam inicialmente a América do Norte. Simultaneamente, ondas maiores (15-20 m) chegariam à costa norte da América do Sul. Nossos modelos de computador preveem que as ondas do tsunami, de 10 a 25 m de altura, serão sentidas em distâncias transoceânicas abrangendo a maior parte da bacia do Atlântico", disseram na época.

Tags

Autor