VULCÃO

Vídeo: Torre de igreja desaba após avanço da lava do vulcão Cumbre Vieja

A construção estava erguida em Todoque, uma das primeiras regiões atingidas pelo vulcão, nas Ilhas Canárias

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 27/09/2021 às 10:56
Notícia
X

A torre de uma igreja localizada em La Palma, nas Ilhas Canárias, costa africana, desabou nesse domingo (26), após o avanço da lava do vulcão Cumbre Vieja, que está em atividade desde o dia 19 de setembro. Os bombeiros já tinham desviado para um barranco uma investida anterior do material inflamável no edifício, no último dia 23.

>> Cumbre Vieja: Lava do vulcão das Ilhas Canárias destrói várias casas

A igreja estava erguida em Todoque, uma das primeiras regiões atingidas pelo vulcão. Na localidade, cerca de 1.200 pessoas precisaram ser evacuadas.

De acordo com a imprensa local, a lava corria 100 m/h, no momento em que tomou a construção. O padre responsável pela unidade teria conseguido retirar ícones religiosos importantes, antes do material vulcânico derrubar a construção.


Veja vídeo do momento em que a igreja é atingida:

Erupção do Cumbre Vieja

O vulcão localizado nas Ilhas Canárias entrou em erupção no último dia 19 de setembro, onde 5 mil pessoas precisaram ser evacuadas. O fenômeno foi o primeiro registrado na região em 50 anos. O medo tomou conta não apenas de quem morava nas Ilhas, já que dias antes da erupção, especialistas teriam afirmado que uma erupção brusca do vulcão provocaria um tsunami nas Américas.

A lava e os fragmentos expelidos pelo Cumbre Vieja devastaram residências inteiras e seguem avançando. Segundo autoridades, o material inflamável corre em direção ao mar. "São muitas as casas destruídas", disse à AFP um porta-voz do governo regional das Canárias, acrescentando que "não há um número estabelecido ainda".

À imprensa local, o prefeito de El Paso, uma das localidades afetadas, afirmou que pelo menos "20 casas" foram destruídas. "Em sua passagem, a lava não deixou absolutamente nada", descreveu o prefeito Sergio Rodríguez, acrescentando que os moradores "têm muita incerteza".

Tags

Autor