EUA

'Camarões-dinossauro' são vistos em lago após chuva no deserto do Arizona

Os ancestrais desses crustáceos evoluíram durante o período Devoniano, ocorrido entre 419 milhões a 359 milhões de anos atrás

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 08/10/2021 às 17:03
Notícia
X

Centenas de "camarões-dinossauro" apareceram após uma forte e incomum chuva no deserto do Arizona, nos EUA. Segundo funcionários do Monumento Nacional Wupatki ouvidos pelo Live Science, os crustáceos de aparência pré-histórica são chamados de "triops" e saíram de ovos e começaram a nadar em um lago formado pela água da chuva. De três olhos e ferradura, os animais se parecem com um caranguejo e são comumente apelidados de "camarão-dinossauro".

De acordo com a Central Michigan University, esses animais evoluíram durante o período Devoniano, entre 419 milhões a 359 milhões de anos atrás. Sendo mais velhos até que os dinossauros, cuja existência é relatada há cerca de 250 milhões de anos. "Eles possuem uma adaptação muito especializada que permite que os ovos sobrevivam mesmo a períodos de longa seca", explicou Lauren Carter, uma das guardas florestais do Monumento Nacional de Wupatki.

A Central Michigan University revelou ainda os ovos dessa espécie podem ficar por décadas debaixo do solo desértico até que chova o suficiente para criar lagos. Nessa água, com espaço e tempo suficientes, os filhotes amadurecem e colocam ovos para a próxima geração. Além disso, sabe-se, de fato, que essa espécie consegue viver por até 90 dias após a rachadura do ovo ou até a secura do lago onde estão localizados.

Em um primeiro momento, Lauren Carter acreditou que as criaturas encontradas no deserto do Arizona seriam girinos de sapos, mas lembrou de relatos de Triops. "E então eu tive que pesquisar", disse ela ao Live Science.

Os 'camarões-dinossauro' crescem até 4 centímetros e conta com três olhos, sendo dois grandes olhos compostos de borda preta e um pequeno ocelo no meio. O último é formado por fotorreceptores simples que ajudam essas criaturas a detectar a luz. Além disso, a espécie conta com um tipo de "escudo". 

Tags

Autor