VIDA MARINHA

Vídeo: peixe-lua de 3,2 metros é capturado por pescadores de atum na Espanha

O biólogo marinho Enrique Ostale estava no barco e relatou como aconteceu o momento

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 15/10/2021 às 15:30 | Atualizado em 15/10/2021 às 15:49
Notícia
X

Pescadores de atum capturaram um peixe-lua com 3,2 metros de comprimento e 2,9 de largura na costa mediterrânea de Ceuta, Espanha. O feito foi considerado inédito na região. O animal é considerado uma espécie vulnerável e não é consumida na Europa. O biólogo marinho Enrique Ostale estava no barco e relatou para a agência Reuters como tudo aconteceu.

>> Peixe 'fumante' e cavalo-marinho de máscara são destaque em prêmio de fotografia

O profissional chefia o Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Sevilha e estima que o animal pesava cerca de duas toneladas. "Tentamos colocá-lo na balança de 1.000 kg, mas era muito pesado. Teria quebrado", disse.

 

O peixe foi isolado pela primeira vez em uma câmara subaquática anexada ao barco antes de ser içado a bordo por um guindaste. Fora da água, permaneceu alguns minutos enquanto Ostale e seus colegas biólogos faziam medições, fotos e colhiam amostras de DNA. "Fiquei surpreso. Tínhamos lido sobre esses indivíduos, mas nunca pensamos que realmente iríamos nos tocar um dia", afirmou Ostale.

O animal marinho apresenta sulcos arredondados em seus flancos e uma grande cabeça de aparência pré-histórica. Ostale afirma que a experiência foi única, porém, estressante. "Você está em um barco no meio da água, há um guindaste movendo um peso enorme, um animal vivo. Não podíamos perder um minuto e tínhamos que evitar acidentes", finalizou.

Após a avaliação, o animal foi devolvido à água. A captura e devolução aconteceu no dia 4 de outubro.

Tags

Autor