lançamento

"Matrix Resurrections", o quarto filme da saga chega aos cinemas

Dirigido por Lana Wachowski, o novo capítulo da história retrata Neo como um criador de jogos na Califórnia

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 17/12/2021 às 8:56
Notícia
X

A saga "Matrix", que representou uma pequena revolução para a ficção científica no cinema, volta à grande tela na próxima semana com o quarto filme do herói Neo.

Keanu Reeves retorna, aos 57 anos, ao papel que marcou um antes e depois em sua carreira.

O terceiro episódio da série, "Revolutions", chegou aos cinemas há 18 anos, mas no universo "Matrix" tudo é possível.

As expectativas são muito elevadas entre os fãs, que transformaram a série em um dos grandes sucessos do cinema dos anos 2000. Os três primeiros filmes arrecadaram quase US$ 1,6 bilhão.

A nova aventura, "Matrix Resurrections", tem apenas uma diretora, Lana Wachowski. Sua irmã Lilly optou por não participar da produção.

Quase tudo que diz respeito a Matrix rompeu moldes na época do lançamento do primeiro filme, em 1999. Na época, os Wachowski eram dois irmãos, que anos depois mudaram de sexo.

Matrix causou grande sensação no cinema ao introduzir noções como o metaverso, ou por seus efeitos especiais, que conseguiram "desacelerar" o tempo ao redor dos personagens.

A saga foi uma mistura ousada de mitos eternos, como o do herói predestinado a salvar a humanidade, com teorias inéditas, como a de uma realidade inexistente, composta por códigos de computador infinitos.

A sequência de Neo no topo de um arranha-céus, lutando contra os vilões, inclinado de forma inverossímil enquanto as balas passam lentamente próximas a seu corpo, é uma das mais famosas do primeiro "Matrix" - uma proeza visual imitada em várias megaproduções.

A câmera se movimentava livremente ao redor dos personagens imóveis, um efeito especial conhecido como "bullet time", lembra Dominique Vidal, da empresa francesa de efeitos especiais Buf, que trabalhou em três dos quatro episódios da saga.

Em "Matrix", a ideia foi aplicar a nova técnica às cenas de combate, o que exigiu muitos recursos, pois a mesma cena precisava ser filmada simultaneamente, a partir de dezenas de pontos de vista diferentes.

"Matrix" também introduziu uma teoria de ficção científica que, com o passar dos anos, ganhou ramificações inesperadas: a ideia de que a realidade que nos cerca é simulada, um código de computador que é criado e recriado de forma incessante, com infinitos milhões de letras e números que apenas alguns "escolhidos" são capazes de ver.

"Matrix" narrava a história de um grupo de rebeldes que lutam contra a matriz, controlada por Inteligência Artificial, para libertar os seres humanos.

O novo capítulo mostra Neo como um criador de jogos na Califórnia. Seu passado parece enterrado, exceto por alguns pesadelos repetitivos.

Ao lado de Keanu Reeves também está de volta sua parceira nos três primeiros filmes, Trinity, interpretada por Carrie-Anne Moss.

Alguns fãs consideram que "Matrix" previu o século XXI, por exemplo, ao descrever o controle das relações sociais por gigantes como o Facebook. Há algumas semanas, a rede social de Mark Zuckerberg anunciou uma guinada para o Metaverso, um universo virtual para o qual espera arrastar milhões de clientes.

Tags

Autor