volta para casa

''Graças a Deus, estou perto da família'', diz jogador pernambucano que fugiu da guerra na Ucrânia

Ewerton Florêncio já está em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A esposa diz que ele ''nasceu de novo''

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 14/03/2022 às 12:29 | Atualizado em 14/03/2022 às 17:09
Notícia
X

De volta a Caruaru, no Agreste de Pernambuco, depois de fugir da guerra na Ucrânia, o jogador de futsal Ewerton Florêncio disse estar aliviado em reencontrar a família e retornar ao seu país.

O atleta desembarcou no Recife, nesta segunda-feira (14). Ele estava em Moscou, na Rússia, após sair da zona de guerra na Ucrânia.

"É um alívio muito grande após semanas de tensões e viagens cansativas. Mas graças a Deus, estou perto da família e isso é o que importa. Curtir a família e torcer para que acabe logo a guerra, que não leva a lugar nenhum", disse Ewerton, em entrevista à TV Jornal.

A esposa de Ewerton, Bárbara Souza, comemorou o retorno do jogador. "Sentimento de alívio e gratidão a Deus. Acredito que ele nasceu de novo, o medo era grande, mas graças a Deus está em casa", disse.

Retorno

O jogador explicou como foi a saga para conseguir sair de Kherson, cidade no sul da Ucrânia onde estava atuando pelo Prodexim, e voltar ao Brasil. "Fiquei sabendo na terça (8) que tinha um trem disponibilizado por militares russos que seguiria em direção à Crimeia. O clube nos avisou, a mim e mais dois brasileiros. Eu quis ir, mas não tinha ideia do (que fazer) quando chegasse na Crimeia, mas Deus abençoou e colocou pessoas importantes no caminho. Cheguei na Crimeia, foram sete horas de trem. Depois, mais três horas de ônibus para a cidade. À noite, peguei um trem para Moscou, foram 32 horas no trem. Passei um dia em Moscou. E a embaixada brasileira na Rússia conseguiu um avião de Moscou para Dubai, seis horas, e, depois, Dubai para São Paulo, que são 15 horas. Fiquei em São Paulo seis horas esperando e consegui um voo de três horas para o Recife", disse.

>> Brasileiros e estrangeiros que fugiram da guerra na Ucrânia chegam ao Recife em avião da FAB

Na noite de domingo (13), o jogador já estava no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, aguardando um voo para o Recife. "Acabei de chegar em Guarulhos, graças a Deus, uma viagem cansativa, mas já estou em solo brasileiro, obrigado a todos que estão em oração. Estou com André, que trabalha na embaixada em São Paulo e está me dando um suporte. Obrigado a todos", disse ele em vídeo publicado no Instagram.

Carreira

Ewerton Florêncio estava atuando no Futebol 7 pelo Caruaru City, em 2016, quando foi contratado pelo futsal europeu para disputar a liga da Letônia, pelo FK Nikas, da cidade de Riga.

Ele chegou a ter passagens no futsal pelo Sport, Santa Cruz, Central e na Seleção de Pernambuco, antes de sair do Brasil. Em 2010, foi campeão do Brasileiro Sub-20 pelo Sport, campeão Pernambucano 2013 e da Copa Pernambuco 2014 pelo Central.

No Futebol 7 Society, foi campeão Pernambucano e artilheiro do Pernambucano 2015 - Serie A2 pelo Caruaru City SC. Antes da Ucrânia, ele estava atuando há quatro anos no Cazaquistão.

Agora, de volta ao Brasil, ele diz que vai curtir a família por um tempo e aguardar propostas de clubes para definir o futuro da carreira como jogador de futsal.

Tags

Autor