TECNOLOGIA

Avião voa durante 26 dias seguidos sem precisar reabastecer. Veja como foi possível

Experiência da empresa Airbus foi feita com uma aeronave de controle à distância e servirá para futuros avanços tecnológicos nos voos comerciais

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 17/07/2022 às 15:59
Reprodução/Airbus
Avião movido a energia solar conta com baterias para voos noturnos - FOTO: Reprodução/Airbus
Leitura:

Uma aeronave experimental da Airbus bateu o recorde de voo mais longo de uma aeronave não-tripulada, divulgou a BBC News. O Airbus Zephyr S movido a energia solar passou 26 dias seguidos no ar, batendo o recorde anterior, de 2018. A aeronave, de propulsão elétrica, conta com baterias que alimentam os motores  durante a noite, fazendo com que não sejam necessárias paradas para abastecimento com combustível ou recarga de energia.

CONDICÕES DE VOO

O avião circulou em grandes altitudes para evitar o tráfego aéreo comercial e as condições climáticas mais intensas das baixas altitudes. O roteiro de testes percorrido várias vezes partia do Arizona, no Estados Unidos, para Belize, na América Central.

A Airbus disse à BBC que não poderia comentar nada sobre o voo, mas a plataforma inglesa de notícias ouviu um porta-voz de um departamento do Exército dos EUA que afirmou que testes como esses servem para testar a capacidade de armazenamento de energia, a longevidade da bateria, a eficiência do painel de energia solar entre outras operações. O Zephyr foi criado pelo engenheiro Chris Kelleher, inventor que morreu em 2015. O avião foi originalmente projetado e construído no Reino Unido.

Comentários

Últimas notícias