Bombeiros lutavam, nessa segunda-feira (1º), no norte da Califórnia, contra o maior incêndio do ano no estado, que já deixou ao menos dois mortos após dobrar sua extensão durante o fim de semana, o que obrigou as autoridades a evacuar milhares de pessoas.
Impulsionado por fortes ventos e tempestades elétricas, o incêndio McKinney destruiu mais de 22 mil hectares da floresta nacional Klamath, perto de Yreka. Segundo as autoridades, no domingo à noite continuava avançando totalmente descontrolado.
O McKinney foi localizado na sexta-feira perto da fronteira com o Oregon.
"Ainda que o clima da noite passada [com chuvas] limitou a propagação do fogo, a área está extremamente seca e continua a ameaça de temporais e ventos fortes associados podem impactar no comportamento das chamas", afirmou o Corpo de Bombeiros da Califórnia (Cal Fire.
O serviço nacional de meteorologia mantém um alerta vermelho no local devido à ameaça de raios que impulsionaram pequenos incêndios nesta floresta, incluindo o China 2, que já consumiu mais de 800 hectares desde que começou, na sexta-feira.
As causas do incêndio estão sendo investigadas, mas as autoridades concordam que as condições climáticas do fim de semana, com temperaturas de até 38ºC na madrugada e "ventos imprevisíveis", alimentaram as chamas que se propagaram vertiginosamente.
O Gabinete do Xerife do Condado de Siskiyou disse que os bombeiros encontraram dois corpos no domingo dentro de um carro queimado na entrada de uma casa na mesma comunidade. O casal aparentemente ficou preso pelas chamas enquanto tentava escapar, disse o xerife Jeremiah LaRue à ABC.
O Escritório dos Serviços de Emergência da Califórnia informou que mais de 2.000 moradores de áreas rurais da região estavam sob ordens de evacuação, a maioria no condado de Siskiyou.
COMBATES
Cerca de 850 bombeiros trabalhavam para apagar o incêndio, com dez helicópteros apoiando as operações. Equipes de busca e resgate evacuaram 60 pessoas que caminhavam na Pacific Crest Trail, de acordo com o Departamento do Xerife do Condado de Jackson (Oregon).
A fumaça espessa ajudou a reduzir o avanço do incêndio no domingo, mas impediu a decolagem de aviões dos bombeiros.
Comentários