VOTAÇÃO

Aborto nos Estados Unidos: Kansas, estado conservador, ratifica o aborto

Os moradores desse estado rural foram os primeiros americanos convocados a se pronunciar sobre o direito de uma mulher a interromper uma gravidez

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/08/2022 às 22:23 | Atualizado em 04/08/2022 às 0:48
NICHOLAS KAMM / AFP
PACÍFICO Manifestantes de ambos os lados da disputa sobre as resoluções do aborto se reuniram em frente à sede da Suprema Corte em Washington - FOTO: NICHOLAS KAMM / AFP
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou nessa quarta-feira (3) a se manifestar em favor do acesso ao aborto, após à vitória dos defensores desse direito em um estado bastante conservador, que reforçou a estratégia do democrata para as eleições de meio de mandato.

"Os eleitores do Kansas enviaram uma mensagem cotundente: neste outono, os americanos votarão para preservar esse direito", disse o democrata durante um discurso na Casa Branca.

Os moradores desse estado rural foram os primeiros americanos convocados a se pronunciar sobre o direito de uma mulher a interromper uma gravidez desde que a Suprema Corte derrubou a jurisprudência do caso Roe vs. Wade, que permitia o aborto em todo o país, em 24 de junho.

A votação foi vista como um teste antes das eleições de novembro. Enfraquecidos por uma inflação galopante e pela desaceleração da economia, os democratas e seu líder Biden esperam salvar algumas cadeiras no Congresso, mobilizando seus eleitores em defesa do direito ao aborto.

E o que aconteceu no Kansas dá motivos para que os democratas tenham esperança. Com uma alta participação, quase 60% dos eleitores rejeitaram, na terça-feira (2), uma medida antiaborto.

O estado é, no entanto, muito conservador. Nos últimos 80 anos, votou apenas uma vez a favor de um candidato presidencial democrata, e os analistas previam um resultado apertado.

 

Comentários

Últimas notícias