GOLPE NO PERU: nova presidente assume no PERU; conheça Dina Ercilia Boluarte

Dina Boluarte nasceu em 31 de maio de 1962 em Chalhuanca, Apurímac e rejeitou golpe de Castillo
Lucas Moraes
Publicado em 07/12/2022 às 18:13
Peru tem a sua primeira presidente Foto: ERNESTO BENAVIDES / AFP


A vice-presidente do Peru, Dina Boluarte, assumiu a Presidência no Peru após destituição de Castillo, que havia convocado a dissolução do Congresso. Sem sucesso, Castilho foi afastado do cargo e preso pela polícia nacional do Peru. Boluarte criticou Castillo de imediato logo após o rompimento dele com os parlamentares.

 

“Rejeito a decisão de Pedro Castillo de perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. É um golpe de Estado que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com estrito cumprimento da lei.”

Dina Boluarte nasceu em 31 de maio de 1962 em Chalhuanca, Apurímac. Ela é formada em Direito pela Universidade de San Martín de Porres. Possui diplomas de especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública, Direito Constitucional, Direito Processual Constitucional e Direitos Humanos. É também Conciliadora Extrajudicial. 

 

Golpe no Peru

O agora ex-presidente do Peru Pedro Castillo foi preso nesta quarta-feira (7). A prisão aconteceu após ele determinar a dissolução do Congresso peruano. Sem ser atendido, o presidente foi afastado do cargo após aprovação do terceiro processo de impeachment contra ele. O ex-presidente estaria nas dependências de uma Delegacia Regional.

De acordo com o Correo do Peru, Pedro Castillo teria sido detido pela Polícia Nacional após um golpe de estado e foi desocupado pelo Congresso da República. Segundo imagens divulgadas, o presidente estava em um veículo oficial, mas policiais o detiveram.

 

Após Pedro Castillo anunciar a dissolução do Congresso, instaurar toque de recolher e um estado de exceção no Peru, o Congresso aprovou a destituição do presidente. Quem assume é a vice-presidente, que não reconheceu os atos de Castillo.

O Congresso da República decidiu destituir Pedro Castillo por incapacidade moral permanente, depois que ele deu um golpe nesta quarta-feira (7) e estabeleceu o estado de exceção. Na sessão, 101 parlamentares votaram a favor, superando o mínimo de 87 votos exigidos.

TAGS
Peru Golpe de Estado Google Destaques
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory