Com informações da Estadão Conteúdo
Um submarino que transporta turistas para ver os restos do Titanic desapareceu no oceano Atlântico, na costa leste dos Estados Unidos.
A informação foi confirmada pela Guarda Costeira de Boston nesta segunda-feira (19) para a BBC.
Segundo a instituição, uma operação de busca e resgate está em andamento na costa de Newfoundland. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam a bordo.
A OceanGate Expeditions, empresa de turismo responsável pelo passeio, disse à BBC que "está explorando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança"."Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias ", complementou.
O Centro Conjunto de Coordenação de Resgate em Halifax, na Nova Escócia, afirmou que uma aeronave militar canadense e um navio da Guarda Costeira canadense fazem parte do esquema de busca, que está sendo liderado pela Guarda Costeira dos EUA.
Submarino desaparecido Titanic
Chamado de Titan, o submarino tem 96 horas de suporte de vida disponível para uma tripulação de cinco pessoas.
Normalmente ele leva um piloto, três clientes e um funcionário chamado de "especialista em conteúdo".
De acordo com o site da OceanGate Expeditions, a viagem para ver os destroços possui um roteiro de oito dias, partindo da cidade de St. John's, no Canadá, até o local da Naufrágio do Titanic.
Passeio para ver o Titanic
Os restos da embarcação estão a cerca de 3,8 mil metros abaixo da superfície do oceano. Aqueles que fazem o passeio recebem "uma orientação da embarcação e instruções de segurança".
Não é exigida experiência anterior de mergulho, mas existem alguns requisitos físicos, como poder embarcar em pequenos barcos em mares ativos.
Um mergulho completo até o naufrágio, incluindo a descida e a subida, leva oito horas e pode custar até US$ 250 mil (R$ 1,2 milhão, aproximadamente).