Com informações da Estadão Conteúdo
Continua desaparecido o submarino que transporta turistas para ver os restos do Titanic desapareceu no oceano Atlântico, na costa leste dos Estados Unidos.
O desaparecimento foi confirmado pela Guarda Costeira de Boston na última segunda-feira (19) para a BBC.
Segundo a instituição, uma operação de busca e resgate está em andamento na costa de Newfoundland.
A OceanGate Expeditions, empresa de turismo responsável pelo passeio, disse à BBC que "está explorando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança"."Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias ", complementou.
Submarino desaparecido Titanic
Chamado de Titan, o submersível possui um sistema que prevê diferenças de pressão e três telas, apenas um botão, um banheiro improvisado e uma única vista direta para o oceano.
O veículo é dirigido por meio de uma manete que lembra um controle de videogame. Além disso, ele tem 96 horas de suporte de vida disponível para uma tripulação de cinco pessoas.
Normalmente o Titan leva um piloto, três clientes e um funcionário chamado de "especialista em conteúdo".
SUBMARINO DESAPARECIDO era dirigido por “controle” de videogame, não tinha motor próprio e se comunicava por sms
Passeio para ver o Titanic
De acordo com o site da OceanGate Expeditions, a viagem para ver os destroços possui um roteiro de oito dias, partindo da cidade de St. John's, no Canadá, até o local da Naufrágio do Titanic.
Os restos da embarcação estão a cerca de 3,8 mil metros abaixo da superfície do oceano. Aqueles que fazem o passeio recebem "uma orientação da embarcação e instruções de segurança".
Um mergulho completo até o naufrágio, incluindo a descida e a subida, leva oito horas e pode custar até US$ 250 mil (R$ 1,2 milhão, aproximadamente).
Quem estava no Titan?
Saiba abaixo quem são as cinco pessoas que estavam no submersível, de acordo com o CBS News:
Stockton Rush
CEO da OceanGate.
Paul-Henry Nargeolet
Conhecido como o "Maior Explorador do Titanic", ele já liderou seis expedições para os destroços do navio naufragado.
Hamish Harding
Dono da Action Aviation, que realiza negócios de compra e venda de aeronaves. A OceanGate confirmou a presença do administrador no submersível.
Shahzada e o filho Sulaiman Dawood
Shahzada Dawood, 48, é o vice-presidente da Dawood Hercules, uma empresa de investimentos e holding com sede em Karachi, no Paquistão.
Segundo publicação de sua família, ele e o filho de 19 anos, Suleman, estavam no Titan.