Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) seguem em operação de resgate aos brasileiros que estão na região de conflito em Israel.
O terceiro avião KC-390 Millennium, que transporta 69 repatriados, irá pousar na Base Aérea do Recife (BARF), na manhã desta sexta-feira (13). A estimativa é que chegue às 7h, com cerca de 5 moradores da capital pernambucana.
Após os procedimentos de desembaraço alfandegário, eles serão direcionados para o Aeroporto Internacional. Já os 64 seguirão para o destino final, que é a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), pousando às 12h50.
A missão faz parte da Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, que está em andamento pela segurança da população retida no Oriente Médio em consequência do conflito entre Israel e o Hamas.
Até o momento, o Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar Israel e retornar ao Brasil.
Os ataques começaram a acontecer no último sábado (07) pelo Hamas, que governa a Faixa de Gaza. Muitos turistas visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando foram surpreendidos com a ofensiva.
Desde então, acontece uma forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.
Em Gaza
O diplomata Paulino Franco de Carvalho Neto, embaixador do Brasil no Egito disse, entrevista à TV Brasil, que até o momento são 22 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e manifestaram desejo de sair.
Segundo ele, o maior desafio é conseguir fazer a travessia terrestre pela fronteira com o Egito, o único ponto de passagem para sair de Gaza.
O local está cercado e monitorado por Israel, que não permite que a população saia.