RÚSSIA E COREIA DO NORTE

Putin alerta Coreia do Sul que enviar armas para a Ucrânia seria 'um grande erro'

O governante russo evocou a possibilidade de enviar material militar para a Coreia do Norte, um país com o qual assinou um acordo de defesa

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 20/06/2024 às 19:28
Notícia

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou a Coreia do Sul nesta quinta-feira (20) que enviar armas para a Ucrânia, confrontada com uma ofensiva militar russa, seria um "grande erro" e que ele poderia, por sua vez, enviar material bélico para a Coreia do Norte.

"Enviar armas letais à Ucrânia para zonas de combate seria um grande erro", disse Putin durante uma visita ao Vietnã.

"Se isso acontecer, tomaremos uma decisão correspondente, que provavelmente não agradará aos atuais líderes da Coreia do Sul", acrescentou.

AJUDA BÉLICA À COREIA DO NORTE

O governante russo evocou a possibilidade de enviar material militar para a Coreia do Norte, um país com o qual assinou um acordo de defesa na segunda-feira que causou preocupação na Coreia do Sul.

"Aqueles que enviam [mísseis para a Ucrânia] pensam que não estão lutando contra nós, mas já disse, inclusive em Pyongyang, que nos reservamos o direito de fornecer armas a outras regiões do mundo, em relação aos nossos acordos com a RPDC" (República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte), ressaltou.

"Não descarto essa possibilidade", declarou Putin.

PREOCUPAÇÃO DOS EUA

Os Estados Unidos consideraram como "muito preocupante" a declaração do presidente russo, Vladimir Putin, de que a Rússia não descarta o envio de armas à Coreia do Norte.

"É muito preocupante. Poderia desestabilizar à península coreana, potencialmente, dependendo do tipo de armas, e poderia violar as resoluções do Conselho de Segurança que a própria Rússia apoiou", declarou, nesta quinta-feira (20), o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Tags

Autor