AMÉRICA LATINA

Arce anuncia novos comandantes militares e tentativa de golpe recua na Bolívia

O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou novos chefes do Exército, da Marinha e da Força Aérea após insurgência militar durante horas no país

Publicado em 26/06/2024 às 19:21 | Atualizado em 26/06/2024 às 19:23
Notícia

Os militares que se posicionaram nesta quarta-feira (26) com tanques em frente à sede presidencial em La Paz e tentaram invadir o edifício se retiraram do local, conforme observaram jornalistas da AFP.

As tropas sob o comando do destituído chefe do Exército, Juan José Zúñiga, deixaram a Plaza de Armas após várias horas de uma mobilização qualificada de tentativa de golpe de Estado pelo presidente Luis Arce.

NOVOS COMANDOS

O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou novos chefes do Exército, da Marinha e da Força Aérea. As mudanças incluíram a posição do ex-comandante geral do Exército, Juan José Zúñiga, que parecia estar liderando a rebelião.

O novo chefe do Exército, José Wilson Sánchez, ordenou que todas as tropas mobilizadas regressem aos seus quartéis. "Ninguém quer as imagens que vemos nas ruas", disse ele.

Arce disse que aqueles que se levantaram contra o presidente estavam "manchando o uniforme". Ele prometeu que a democracia será respeitada.

A polícia com equipamento de choque colocou cercas ao redor do palácio do governo e da praça externa. Vídeos das ruas mostraram veículos blindados saindo do palácio, seguidos por soldados e jornalistas.

 

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS

Últimas

VER MAIS