OPINIÃO

Preparando estudantes para o bom trabalho

O trabalho ocupa muito tempo da vida. No entanto, quantas pessoas consideram o trabalho significativo? Quantas são capazes de fazer o melhor trabalho? E quantas vezes se avalia o impacto do trabalho na sociedade?

Cadastrado por

JC

Publicado em 08/12/2023 às 0:00 | Atualizado em 08/12/2023 às 7:06
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Para estudantes, e profissionais novos e experientes - as oportunidades de considerar o significado do trabalho são raras, mas imperativas. Ao mesmo tempo, pesquisas indicam que o mundo precisa de pessoas comprometidas em fazer um "bom trabalho" - um trabalho de alta qualidade, que atenda às necessidades da sociedade e que seja pessoalmente significativo.

Considerando esse contexto, desde 1995, pesquisadores liderados pelos psicólogos Mihaly Csikszentmihalyi(morreu em 10/2021), William Damon e Howard Gardner entrevistaram mais de mil pessoas - de adolescentes a profissionais experientes de diversas áreas- para entender os fatores que apoiam e inibem o bom trabalho. Nas conversas, os pesquisadores pediram aos entrevistados que pensassem sobre as influências em suas formações, crenças e valores, apoios, obstáculos, responsabilidades, padrões éticos. A pesquisa foi fundamental para a compreensão dos múltiplos desafios pessoais, institucionais e sociais para se realizar um bom trabalho, e os recursos, incentivos e experiências que podem ajudar a encorajar as pessoas a realizá-lo.

Desse estudo emergiu o modelo "The Good Work"(O Bom Trabalho), busca a excelência, a ética e o engajamento, preparando o cidadão para tornar-se bom trabalhador e bom cidadão contribuindo para o bem-estar da sociedade. Os 3 princípios (Excelência, Ética, e Engajamento) são interconectados. Requer excelente atuação, entendida como qualificada e atualizada de acordo com os conhecimentos e técnicas mais recentes, comprometimento profissional, com as atividades e responsabilidades que têm, bem como com a satisfação pessoal; e que tais ações sejam coerentes com o que a sociedade considere ético e moral. Em síntese, os "3Es" significam: Excelência - executado com proficiência; Engajamento - significativo para quem realiza; Ética - guiado por princípios éticos e morais.

A pesquisa mostrou que a educação básica dedica pouca atenção ao trabalho. Há uma variedade de programas, organizações e modelos para ajudar a fortalecer o entendimento, virtudes e habilidades que os estudantes precisam para serem bem- sucedidos na vida e carreira profissional (The Leader in Me, The Partnership for 21st Century Skills, CASEL, Character counts). Entretanto, são carentes sobre como desenvolver as habilidades e as competências necessárias para enfrentar desafios e dilemas éticos ou significativos que podem surgir no trabalho, inclusive os acadêmicos e extracurriculares.

Considerando essa lacuna, o projeto "Good Work" criou: 1) GoodWork Toolkit ( Recursos para facilitar conversas sobre um bom trabalho, que inclui guia e narrativas da vida real documentadas em revistas, áudios e vídeos; 2) Conjunto de cartões para reflexão sobre valores pessoais, profissionais e como são importantes para o trabalho, inclusive, como estudante); 3) Good Collaboration Toolkit (Recursos para ajudar a desenvolver colaborações eficazes); 4) Planos de aula para serem utilizados com estudantes do ensino médio.

A abordagem provoca os estudantes a refletirem sobre dilemas que exploram os princípios do bom trabalho, ou seja, como ser um profissional ético, engajado e excelente. Acredita-se que a prática reflexiva é fundamental para o desenvolvimento de hábitos, habilidades e caráter dos bons trabalhadores. Recomenda-se que os educadores orientem seus estudantes a montar portfólios com reflexões, feedback e conclusões sobre os dilemas discutidos. Os estudantes podem considerar responder questões, a exemplo de : Eu pensava____, mas agora penso____.

Os dilemas éticos mais frequentes são representados por prioridades ou interesses concorrentes, nos quais os indivíduos escolhem uma opção em detrimento de outra. No entanto, muitos dilemas no mundo real têm responsabilidades concorrentes: consigo mesmo; com os outros (familiares, colegas); com o local de trabalho; com a profissão; com a sociedade. É crucial ter clareza sobre quais são as responsabilidades nos respectivos cenários e impacto que causam. Também, ser consciente que para o bom trabalho ocorrer é essencial que haja alinhamento das pessoas envolvidas sobre entendimentos e práticas comuns de excelência e de comportamento ético.

O projeto Good Work continua suas pesquisas. Na última década dedicou atenção para avaliar trabalhos realizados em participações cívicas, ensino superior e o uso da mídia digital entre os jovens. Gerou uma variedade de materiais, incluindo currículos, cursos e publicações. Conquistou um prêmio do Dean's Venture Fund, o que está viabilizando escalonar os recursos para o mundo. Essencialmente, espera-se que estudantes, na maioria dos países, possam desenvolver as habilidades de raciocínio ético e projetos de vida que lhes permitirão enfrentar um mundo de trabalho complexo, em mudança contínua. Esses estudantes precisam compreender que fazer um "bom trabalho" contribui para o florescimento da sociedade.

Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow

 

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