É preciso enganar a inteligência artificial
Os golpes agora passam a não mais usar textos ou links maliciosos e sim imagem e voz em tempo real
Milhares de golpes em contas bancárias são aplicados dia e noite via internet. Alguns, de tão bem executados, dá vontade de seguir caindo, só para saber como seriam concluídos. Se fossem elaborados para o bem, mereceriam elogios pela competência, astúcia, atenção para com os detalhes, pela voz idêntica àquela que atende a chamada real, o barulho de fundo igual e a conexão com a realidade da vítima. Para funcionar, depende também da vulnerabilidade do alvo, seja esperava uma transação semelhante, se algum fato na rotina da vida coincidir com o argumento, ou se estava distraído.
Os golpes agora passam a não mais usar textos ou links maliciosos e sim imagem e voz em tempo real, lançando mão da inteligência artificial, simulando com exatidão o visual, o sorriso e olhar pidão do filho ou da neta em dificuldade, o sotaque do amigo, do sogro ou da namorada. As famílias precisarão usar senhas antes de iniciar uma conversa.
Será necessário enganar a IA.
Se a autenticação usar perguntas como: onde você está, nome completo e endereço, CPF, número do registro de nascimento, a cadeira que prefere no avião ou o motel que frequenta, a IA responderá de imediato, sorrindo e com exatidão, abrindo as portas para o golpe.
A defesa precisará ter certeza de quedo outro lado está realmente a pessoa que aparece na tela, em carne, osso e cérebro. Por mais avançada e com infinitas conexões, a IA terá dificuldade de processar certas perguntas e respostas/senhas. Sugere-se que o diálogo seja precedido por uma sequência combinada: Bom dia, você acha Genoíno boicotar uma etnia ou religião? Resposta/senha: acho normal esconder na cueca. Gostou da promoção? Claro, estava tudo mais caro. O seu plano de saúde aumentou? Sim, com a idade, afinal aposentado ganha mais. Você vai votar? Somente para juiz notório de supremo saber. Acha que existe corrupção nos governos? Não, só erro processual. Por que tem muito fio nos postes? É de coração de carnaval, mas falta eletricidade. Apoia shows das prefeituras em ano eleitoral? Não perco um, são muito educativos. Você é radical na política? Não, sou irrecuperável.
Depois da sequência de perguntas e resposta, a conversa poderá continuar, mas é prudente intercalar de vez em quando, mais uma pergunta/senha para o caso de intromissão da Abin paralela na linha: você simpatiza com golpe? Que é isso companheiro, gosto dos 3 poderes acima de tudo.
Se em algum momento o bandido tentar transmitir autenticidade à ligação com obviedades enaltecendo a família, apelando para temas religiosos ou se dizendo patriota, desligue. Seria desespero da IA para distrair e uma tentativa de golpe estará em curso.
Sérgio Gondim, médico