Pró-Criança: desafios, conquistas e gratidão
No ano de 2023, o Movimento Pró-Criança completou 30 anos de atividades solidárias, cumprindo sua missão de apoiar crianças e adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social na Região Metropolitana do Recife.

Esta instituição, sem fins lucrativos, criada pela Arquidiocese de Olinda e Recife em 1993, para desenvolver ações de Educação Complementar, através das Artes, Esportes e Qualificação Profissional/Acesso à Empregabilidade, além de apoio psicossocial e pedagógico aos seus beneficiários e famílias.
Foram muitos desafios enfrentados no exercício findo por esta instituição, para pôr em funcionamento uma estrutura técnico-administrativa que pudesse apoiar as ações de uma organização sem fins lucrativos, voltada para as atividades socioeducacionais, visando atender ao seu público alvo estabelecido. Desde o aparelhamento contábil-financeiro, equivalente aos dos demais empreendimentos dos setores econômicos, ate a manutenção das instalações prediais capazes de abrigar equipamentos modernos, que pudessem tornar os resultados operacionais mais eficientes. Como também os investimentos em pessoal técnico e administrativo, em torno de 140 pessoas, que movem esta engrenagem em busca do bem-estar social para os seus beneficiários e o respeito aos seus apoiadores e à sociedade de um modo geral.
Quanto às conquistas, elas são o resultado do trabalho sério e competente voltado para o fiel cumprimento da missão e dos objetivos do Pró-Criança que, de acordo com a sua Direção, definiu trabalhar com a Educação Complementar para ajudar na formação integral de crianças e adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social, visando à cidadania. Como tal, vem contribuindo nas respectivas áreas de atuação anteriormente citadas. Nesse sentido, esta Instituição já atendeu a mais de 50 mil beneficiários, durante esses 30 anos de atividades.
Em 2023, os resultados foram significativos, proporcionando assistência a 3.819 beneficiários atendidos nas três Unidades do Pró-Criança, sendo 1.343 presencialmente e os demais de forma on-line, visando à empregabilidade de adolescentes e jovens. Ao mesmo tempo, 828 famílias dos beneficiários foram também assistidas. Por outro lado, tendo em vista a preocupação com a alimentação, foram servidas, no exercício, três refeições diárias, num total anual de 59.117.
Na área de Artes foram realizados cursos envolvendo Dança, Artes Plásticas e, principalmente, Música, com o Grupo de Cordas, a Percussão, o Maracatu e o Canto Coral. O Coral do Pró-Criança é um sucesso em suas apresentações públicas, emocionando milhares de pessoas. Houve, no exercício, 29 exibições, inclusive na Câmara Municipal do Recife, onde foi homenageado pelo seu desempenho e disciplina técnica e social ao longo dos seus 18 anos de formação. No Esporte, o Grupo de Judô já é referência pelas medalhas obtidas, a nível local, regional e nacional, totalizando 289 medalhas, sendo 185 da classe ouro. De acordo com a Federação Pernambucana de Judô, o Pró-Criança em 2023, conquistou de forma consecutiva o Heptacampeonato Pernambucano.
No âmbito da Inclusão Digital, através da Informática, o Pró-Criança tem se destacado como Instituição de apoio relevante nesta área, de grande importância na formação de quadros técnicos para os segmentos educacionais e econômicos, através de diversos cursos, tais como: Iniciação à Informática, Manutenção de Computadores, Robótica Livre, Design Gráfico, Programador Web e Recondicionamento de Computadores, certificando mais de 400 participantes. Vale ressaltar que os dados aqui indicados, de forma resumida, estarão detalhados no Relatório de Atividades do Movimento Pró-Criança de 2023. Todo esse trabalho realizado no exercício findo, só foi possível graças ao apoio de muitas instituições e pessoas. Por isso, expressamos os nossos agradecimentos, inicialmente, aos Reverendíssimos Arcebispos da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e Dom Paulo Jackson. Aos patrocinadores principais dos nossos projetos e atividades, como: a NEOENERGIA, a COMPESA, a Fundação MAPFRE, o Instituto Coca-Cola Brasil e demais empresas, representadas nas pessoas dos Empresários, Hisbello de Andrade Lima Neto (Grupo Raymundo da Fonte), Bruno Schwambach (Grupo Parvi), João Marinho (Divina Farma), Armando e Tereza Wallach (Colégio Conviver), Ricardo Medeiros de Carvalho, (TPF-Engenharia Ltda.), entre outros. Agradecemos também a outras Instituições, como a Universidade Católica, a UFRPE, a FIEPE e SESC/SENAC (Banco de Alimentos).
Finalmente, agradecemos à população do Estado, principalmente àqueles pequenos contribuintes, que através das suas doações, via contas de energia e de água, são responsáveis por parcela importante do orçamento da Instituição. Por fim, nosso especial agradecimento ao corpo técnico e administrativo de colaboradores e voluntários que, com sua competência, dedicação e disponibilidade vêm contribuindo de forma significativa para a realização das atividades do Movimento Pró-Criança nesses 30 anos.
Paulo José Barbosa, presidente do Movimento Pró-Criança