SOLIDARIEDADE

Investimento no futuro de mais de 20 mil jovens é foco do Programa Clarear, relançado pelo Movimento Pró-Criança

O projeto permite que clientes da Neoenergia Pernambuco - antiga Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) - realizem doações mensais para o Pró-Criança a partir de R$ 2, através da conta de energia elétrica

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 26/10/2021 às 16:57 | Atualizado em 26/10/2021 às 20:33
Notícia
X

Em mais um passo em prol de incentivar o movimento de solidariedade e aumentar sua base de benfeitores, o Movimento Pró-Criança realizou um evento de relançamento do Programa Clarear, na manhã desta terça-feira (26). O projeto permite que clientes da Neoenergia Pernambuco - antiga Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) - realizem doações mensais a partir de R$ 2, através da conta de energia elétrica.



O evento foi realizado com a presença dos gestores da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), Organização do Auxílio Fraterno (OAF) e Pastoral da Criança. A apresentação do novo projeto também contou com a apresentação emocionante de um trio de violino da orquestra da ONG. Lançado em 2004, o Programa Clarear captava doadores através de voluntários que iam de casa em casa para conversar sobre o Pró-Criança - entidade sem fins lucrativos vinculada à Arquidiocese de Olinda e Recife - e entregar o termo de adesão. No entanto, com a pandemia da covid-19, essas ações ficaram suspensas.

José Domingos/Divulgação
Lançamento do Programa Clarear, nesta terça-feira (26). - José Domingos/Divulgação
José Domingos/Divulgação
Lançamento do Programa Clarear, nesta terça-feira (26). - José Domingos/Divulgação
José Domingos/Divulgação
Trio de violino se apresenta no lançamento do Programa Clarear, no Recife. - José Domingos/Divulgação


O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, esteve no evento de lançamento do projeto e falou sobre o objetivo da iniciativa de ampliar a base de doadores em pelo menos 400 mil pessoas até o primeiro semestre de 2022. “Estamos resgatando essas crianças da situação de marginalidade que aqui encontram oportunidade de formação. Claro que uma obra como essa tem um custo significativo e é o Programa Clarear que mantém a estrutura do Pró-Criança com essa contribuição pequena que também beneficia outras instituições como OAF e Pastoral da Criança”, afirmou o líder religioso.



A captação de benfeitores retorna e pretende ampliar a sua atuação no Grande Recife através de estratégias de divulgação nos meios digitais e em ações artísticas realizadas pelas próprias crianças em espaços públicos, como praças, ruas e parques. Atualmente, o projeto atende 2 mil crianças, adolescentes e jovens.

Faraoo de Souza Filho, de 16 anos, é um dos assistidos pelo Projeto. Ele entrou no Pró-Criança em 2016 e hoje integra a orquestra. O jovem, que faz parte do trio que se apresentou nesta terça-feira, toca violino e está aprendendo violoncelo. “Desde que eu entrei no Projeto, notei que desenvolvi meu raciocínio, novas habilidades e percepção. Uso muito meus sentidos para evoluir nos treinos. Eu agarrei a oportunidade e me dedico bastante”, declara.

Assim como Faraoo, Bernardo Lourenço conheceu o Pró-Criança como aluno, em 2007. O morador da comunidade Brasília Teimosa, no Pina, seguiu no time do Pró-Criança, mas agora como professor de instrumentos de corda. “Antes eu não tinha nenhuma pretensão na música e muito menos como professor. Foi na ONG que eu almejei a carreira e formação. Hoje concluí o técnico e estou na licenciatura em música pela UFPE. Faço algo que gosto e que nunca imaginei que fosse possível: viver exclusivamente de música”, relata o professor Bernardo.

Investimento no futuro

José Domingos/Divulgação
Movimento Pró-Criança atende a 20 mil crianças, adolescentes e jovens no Grande Recife. - José Domingos/Divulgação

As doações feitas ao Pró-Criança são aplicadas no futuro das famílias em vulnerabilidade social do Grande Recife, em um trabalho desenvolvido há cerca de 28 anos, através de aulas de habilidades artísticas, oficinas profissionalizantes e ações de assistência. "Esse trabalho é feito no contraturno das escola. Oferecemos esportes, artes e qualificação profissional. O nosso maior desafio surgiu, principalmente, depois da pandemia, já que necessitamos de mais recursos para ampliar os nossos projetos", declara Paulo Barbosa, Diretor-Presidente do movimento Pró-Criança.

A ONG Pró-Criança pretende construir uma quadra poliesportiva, em sua sede no bairro dos Coelhos, área central da cidade. A obra permitirá a expansão do setor de esportes, que atualmente oferta o ensino do judô - modalidade na qual a instituição é tetracampeã estadual e coleciona atletas de rendimento com títulos nacionais e internacionais.

No mesmo prédio, o Pró-Criança implantará estruturas que facilitarão a mobilidade, inclusive de pessoas com deficiência, que poderão estudar e trabalhar na ONG. Um novo Núcleo de Inclusão Digital (NID) também será construído.

Enquanto isso, a estrutura com quatro pisos da unidade Recife Antigo está sendo reformada e abrigará, já a partir do início de 2022, cursos gratuitos voltados para atender às demandas das empresas embarcadas no Porto Digital. A meta é formar, por ano, pelo menos 500 jovens na área de Tecnologia da Informação.

Como se tornar um doador?

José Domingos/Divulgação
Movimento Pró-Criança atende a 20 mil crianças, adolescentes e jovens no Grande Recife. - José Domingos/Divulgação

Para ser um contribuinte do Projeto Pró-Criança através do Programa Clarear, basta que o titular da conta de energia preencha um termo de adesão. O documento solicita os dados pessoais do consumidor e o valor desejado para as doações.

O termo de adesão pode ser entregue nas ações e panfletagens ou acessando pelo site www.movimentoprocrianca.org.br/clarear e pelo telefone (0800.031.8989). Após o cadastro, o valor contratado para as doações já é incluso na conta de energia elétrica, pelo grupo Neoenergia.

Tags

Autor