OPINIÃO | Notícia

Contra medos e incertezas

Para começar a superar medos e incertezas, é importante reconhecer que esses sentimentos são naturais e fazem parte da experiência humana.

Por JANGUIÊ DINIZ Publicado em 27/06/2024 às 0:00 | Atualizado em 27/06/2024 às 10:36

É comum sentir medo diante de situações desconhecidas ou incertas. Também é natural se sentir inseguro ou ansioso em relação ao futuro. No entanto, muitas vezes, a vergonha pode se associar a esses sentimentos, tornando ainda mais difícil lidar com eles. Sentir-se envergonhado por estar temeroso ou incerto talvez leve a uma autocrítica negativa ou a um processo de autoacusação, o que agrava ainda mais o problema.

Quando nos deixamos levar pelo sentimento de vergonha, colocamo-nos em uma posição totalmente vulnerável. Mas a vulnerabilidade pode não ser assim tão ruim quanto costumamos pensar. Ela pode trabalhar a nosso favor, se soubermos administrá-la. Brené Brown, pesquisadora e escritora estadunidense, acredita que, para superar medos e incertezas, é importante admitir ser vulnerável e permitir-se sentir as emoções difíceis, em vez de tentar escondê-las ou negá-las. Ela afirma que, quando reconhecida e aceita, a vulnerabilidade torna-se uma fonte de força, e não de fraqueza.

Algumas estratégias e atitudes práticas advindas da aceitação da própria vulnerabilidade ajudam a superar esses sentimentos. Por exemplo, enfrentar os medos, manter uma perspectiva positiva e preparar-se para o futuro são práticas positivas.

Aceitar a nossa vulnerabilidade é um passo importante para superar o sentimento de vergonha que surge quando tememos algo ou ficamos incertos pelo que teremos de enfrentar. Por isso, é importante trabalhar a autoaceitação e a compaixão consigo mesmo diante desses sentimentos. Reconhecer que é normal sentir medos e incertezas ajuda a reduzir a pressão e a ansiedade em relação a eles.

Janguiê Diniz, fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

 

Compartilhe