Eduardo Carvalho: Resolução criativa de problemas e desafios
A resolução criativa de problemas e desafios usa metodologias como o Design Thinking e pode ser aplicada a diversos contextos, centrado no ser humano

Problema representa uma situação negativa ou indesejada que precisa ser resolvida. É algo que impede ou atrapalha um propósito ou objetivo. Pode ser algo simples (como organizar uma tarefa) até questões complexas (como resolver uma crise ambiental).
Para resolver um problema, precisa-se de uma abordagem, um processo e uma decisão. Inicialmente, entender que o problema existe e formulá-lo claramente. Compreender as causas, desenvolver uma estratégia ou um plano, implementar, verificar se a solução funcionou e ajustar o que for necessário.
A identificação e a formulação de um problema é uma etapa crítica no processo de solução criativa. Uma boa formulação de problema orienta a busca por soluções eficazes e adequadas.
Ao se deparar com um problema, resista à vontade de encontrar uma solução imediatamente. Em vez disso, faça perguntas que possam orientar a compreensão da(s) sua(s) causa(s).
Desafio envolve um sentido de oportunidade e superação, mesmo que também exija esforço e habilidade para ser superado. Pode ser algo difícil, mas apresenta uma chance de aprendizado, crescimento ou inovação, em vez de ser algo puramente negativo.
Frequentemente, o desafio é usado para motivar pessoas a enxergarem a situação como uma possibilidade de desenvolvimento ou exploração criativa. Requer determinação e abertura para aprender.
A resolução criativa de problemas e desafios usa metodologias como o Design Thinking e pode ser aplicada a diversos contextos. É centrado no ser humano. Encoraja os participantes a "pensar fora da caixa", explorando soluções inovadoras.
Características do Design Thinking
As suas principais características são:
- Foco no Usuário;
- Abordagem Colaborativa (incentiva a colaboração entre pessoas multidisciplinares. Várias mentes criativas juntas sempre são mais eficazes do que uma só);
- Abordagem Interativa (possibilita a reavaliação contínua e o ajuste das soluções em cada etapa, conforme se aprende mais sobre o caso e os feedbacks são obtidos).
Etapas
Compreende cinco etapas. Embora descritas em uma sequência, são interativas e podem ser revisitadas conforme necessário:
1. Empatia (entender o usuário, os seus problemas e desafios, as suas necessidades e motivações. Pesquisa o passado, considerando histórias e insights. Não assume que sabe o que alguém pensa ou sente);
2. Definição (com base nas informações coletadas, define-se o problema ou o desafio);
3. Ideação (geração do maior número de ideias possíveis, incentivando o pensamento criativo. As ideias mais ousadas inspiram pensamentos visionários);
4. Prototipagem (após escolher as ideias mais relevantes, elas são transformadas em protótipos, que podem ser testados e refinados);
5. Teste: (avaliar os protótipos com usuários reais, obter feedback e ajustar a solução conforme necessário).
O processo evolui para comunicação da proposta a quem poderá implantá-la, definindo-se critérios de sucesso para que o seu impacto possa ser medido. Muitas vezes, há necessidade de construção de parcerias para colaborar com recursos.
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Setores que usam Design Thinking
Design Thinking é utilizado em diversos setores:
- Negócios (criação de produtos e serviços que atendam melhor as necessidades dos consumidores, promovendo a inovação e mantendo-se competitivas no mercado);
- Saúde (melhorar a experiência dos pacientes, criar processos mais eficientes e desenvolver novos tratamentos e tecnologias;
- Tecnologia (no desenvolvimento de softwares é usado para criar interfaces de usuário que sejam intuitivas e atendam melhor às demandas dos usuários finais);
- Educação básica (reformulação de currículos e práticas de ensino. Promove a aprendizagem baseada em projetos, ajudando os alunos a desenvolver uma mentalidade criativa e a aprender de forma prática e colaborativa );
- Educação superior (resolução de problemas complexos, simulando cenários empresarias e sociais reais. Os alunos são encorajados a trabalhar em desafios que exigem integração de diferentes áreas de conhecimento).
A aplicação do Design Thinking tanto na educação básica quanto na superior traz uma série de benefícios:
- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais (empatia, colaboração e comunicação são fundamentais para o processo, ajudando os alunos a se tornarem mais conscientes e responsáveis);
- Fomento à criatividade e à inovação (ao incentivar os alunos a pensar "fora da caixa" e buscar múltiplas soluções para problemas, a metodologia estimula a criatividade e a capacidade de inovação);
- Resolução de problemas reais e engajamento ativo no aprendizado (tornam os alunos protagonistas no processo de aprendizado, assumindo maior responsabilidade por suas descobertas e soluções)
Em síntese, Design Thinking é uma metodologia que pode ser aplicada em diversos contextos e cenários, sempre com o objetivo de criar soluções que funcionem e melhorem a experiência dos usuários.
Ao combinar criatividade, experimentação e uma abordagem interativa, possibilita a geração de soluções eficazes e inovadoras em um mundo cada vez mais complexo e em rápida mudança.
Eduardo Carvalho, Harvard University/IPERID Fellow