Podar árvores e proteger rede elétrica
Vejo inúmeros relatos de leitores, aqui na coluna, sobre quedas constantes de energia na Zona Sul do Recife. Na última terça-feira, à noite, foi a vez dos moradores da Zona Norte ficar na completa escuridão. As ruas dos bairros dos Aflitos, do Rosarinho, da Jaqueira e da Tamarineira ficaram num breu só. Segundo a Neoenergia, a interrupção no fornecimento foi devido a queda de uma árvore na Rua Dr. José Maria, ao lado do posto que fica de esquina com a Avenida Rosa e Silva, que teria danificado o transformador de um dos postes. Se a Neoenergia e a Emlurb sabem que estamos entrando no mês de inverno, quando as chuvas se intensificam, não seria prudente fazer uma ação para podar as árvores próximas de rede elétrica? É melhor trabalhar com a precaução, do que atuar quando o estrago já foi feito.
Carolina Reis, por e-mail
Calçada no bairro do Espinheiro volta a se tornar um lixão informal
Parece que não tem jeito para evitar que lixo e entulho seja jogado em frente ao ponto de táxi na Rua Doutor Vicente Meira, no bairro do Espinheiro. Além do acúmulo dessa imundice, tinha até uma poltrona que havia sido descartada no local. Pelo visto, Emlurb, oficializaram como um lixão informal. Isso pode? Vocês não vão fazer nada para acabar com essa situação. Nós, moradores do bairro e transeuntes, somos obrigados a conviver com essa situação insalubre. Tomem uma providência.
Rafael Batista, por e-mail
Entrega de ponte milionária
Após mais de uma década parece que, enfim, a Prefeitura do Recife deve concluir a morosa obra da ponte que liga os bairros da Iputinga e do Monteiro, na Zona Norte. Foram sete anos com as obras paralisadas devido a irregularidades. Famílias retiradas de suas casas e recebendo uma mixaria como indenização, sendo que em todo esse período, rios de dinheiro público foram desperdiçados. O número oficial foi de um investimento total de R$ 43,5 milhões, fora os valores gastos desnecessariamente. Parece que a cidade está sem ter com o que gastar, para a Prefeitura ficar priorizando pontes e troca de calçadas de bairros nobres.
Gustavo Filho, por e-mail
Vacina contra a dengue
Estou ansioso pela disponibilidade da vacina contra a dengue aqui no Recife. Quem não quiser tomar, que arque com as consequências. Estamos atravessando mais um período difícil, com esse vírus da dengue fazendo vítimas; então, cabe aos gestores públicos ofertar o imunizantes e não fazer como o irresponsável do prefeito de São Paulo, que deixou de 50% dos recursos de prevenção contra dengue.
Alberto Santos, por e-mail
Segurança em crise
Só essa ano tivemos fuga de detentos que estavam presos em presídio de segurança máxima de Mossoró e no Mato Grosso do Sul. E, no início da semana, foi a vez de Pernambuco virar estatística, com oito adolescentes conseguindo fugir do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), localizado em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, durante uma confusão generalizada no local. A segurança pública do Brasil está uma lástima. Não conseguem garantir a ordem dentro de espaços de detenção, imagine proporcionar segurança para a população.
Amanda Cardoso, por e-mail
Canteiro central da Av. Conde da Boa Vista sem manutenção
O que deveria ser um canteiro florido que serviria para bloquear a passagem de pedestres fora da faixa, se tornou uma homenagem involuntária à caatinga, com plantas secas e galhos retorcidos. O canteiro central da Avenida Conde da Boa Vista, apenas ratifica o desprezo da gestão do prefeito João Campo e da Emlurb para com o centro da cidade. Se a principal via de acesso, recém revitalizada, está largada, imagine o resto. Parece que o Recentro vai ficar só nas intenções. Senhor prefeito, nem só de grandes obras vive a cidade, manutenção também se faz necessária.
Wlademir de Moura, por e-mail
Neymar na seleção brasileira nunca mais
Fiquei entusiasmado com a atuação da seleção brasileira nos amistosos contra Inglaterra e Espanha. Talvez não tanto pelo futebol jogado, mas pela entrega e raça dos jogadores, algo que não víamos há anos. Acredito que isso aconteceu por conta da renovação dos atletas. Muitos jovens, com pouca rodagem com a camisa amarelinha, entraram em campo querendo mostrar serviço. Que continuem assim. Só espero que Dorival Júnior não cometa o erro de convocar Neymar, quando ele voltar aos gramados. Ele, claramente, já não tem o futebol como prioridade em sua vida. Está muito mais preocupado com as festas, promover o seu Cruzeiro e frequentar as quadras de basquete nos EUA. A presença dele na seleção pode contaminar esses jovens promissores, já que ele é uma péssima influência e um mau exemplo de comprometimento.
Lucas Holanda, por e-mail