FERIADO OU DIA ÚTIL?

No aniversário do Recife e Olinda é feriado? Entenda

Apesar de compartilharem a data de aniversário, 12 de março é feriado para Olinda e dia útil para o Recife

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 11/03/2020 às 19:04 | Atualizado em 12/03/2020 às 7:10
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Em 2020, o Recife celebra 483 e Olinda 485 anos - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem

Recife e Olinda fazem aniversário nesta quinta-feira (12), mas, para quem gosta de feriado, só uma ganha esse presente. Apesar de as cidades irmãs compartilharem a data de aniversário, apenas em Olinda é feriado municipal. O Recife também tem uma programação especial preparada para comemorar a data, mas trata o 12 de março como um dia útil. Em 2020, a data celebra os 483 anos da capital pernambucana e 485 da sua irmã mais velha.

>> Quem é você no aniversário do Recife e de Olinda?

>> Veja o que abre e o que fecha no feriado de aniversário de Olinda nesta quinta-feira

>> TV Jornal comemora aniversário de Olinda e Recife com passeio ciclístico

QUEM É VOCÊ NO ANIVERSÁRIO DE OLINDA?

QUEM É VOCÊ NO ANIVERSÁRIO DO RECIFE?

Por que é feriado apenas em Olinda?

O Recife adota a data de forma simbólica, enquanto o aniversário de Olinda neste dia tem registros oficiais. A explicação para isso tem a ver com um documento muito antigo. Segundo o historiador Victor Chitunda, o dia 12 de março não é necessariamente o dia da criação da cidade do Recife, mas sim da origem de Olinda e da primeira menção à região portuária do Recife. 

"O documento mais antigo que atesta a origem de Olinda é o documento da carta de doação e do foral dado a Duarte Coelho. Neste documento, assinado pela primeira vez no dia 12 de março de 1537, faz alusão à cidade de Olinda ter sido originada em 1535, o povoamento dela teria sido iniciado dois anos antes. É por isso que neste documento se atesta sobre a cidade de Olinda com precisão. Porém, não existe um documento como este para falar da cidade do Recife. Na verdade, os recifenses se utilizam desse documento como a primeira menção que é feita ao Recife, que era a região dos arrecifes dos navios, é a primeira vez que alguém faz menção à região portuária do Recife, digamos assim, mas que não necessariamente se configurava como uma cidade, um povoado. Então, por conta disso, o Recife não define o dia 12 de março como feriado porque é uma data simbólica sobre a origem da cidade", explicou. Chitunda chegou a falar sobre o assunto em post feito em seu perfil no Instagram. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

12 de Março é o dia associado à Fundação das cidades-irmãs. Duas das cidades mais antigas do Brasil.

Uma publicação compartilhada por Víctor Chitunda (@victorchitunda) em

De acordo com a Lei Municipal nº 9.777 de junho de 1967, apenas quatro datas são consideradas feriados municipais no Recife. São elas: a Sexta-feira da Paixão, 24 de junho para o dia de São João, 16 de julho para o dia de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da cidade, e o dia 8 de dezembro para Nossa Senhora da Conceição.

Comemorações

Para a festa da cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, vai ter uma programação com atrações de vários gêneros musicais, além de bolo gigante, com 485 quilos, que vai ser distribuído ao público na Praça do Carmo, no Sítio Histórico.

No Recife, a programação terá atividades de lazer e culturais, além do tradicional bolo com um quilo para cada ano celebrado. Este ano, o Parabéns Para Você acontece no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. Em 2019, quem sediou os "parabéns" foi o Alto Santa Terezinha, na Zona Norte.

Comentários

Últimas notícias