ANTECIPAÇÃO DAS FÉRIAS

Aulas da rede municipal de Jaboatão estão suspensas a partir de quarta por conta do coronavírus

A suspensão das aulas será por tempo indeterminado

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 16/03/2020 às 19:00 | Atualizado em 16/03/2020 às 19:00
CHICO BEZERRA/ PJG
Professores da rede municipal de Jaboatão vão receber abono com dinheiro do Fundef em três parcelas - FOTO: CHICO BEZERRA/ PJG

As aulas da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes serão suspensas a partir da próxima quarta-feira (18) por conta do avanço de coronavírus em Pernambuco. Além das instituições públicas, o prefeito Anderson Ferreira (PL) determinou a suspensão da aulas da rede privada, faculdades e universidades.

Tudo o que você precisa saber sobre o novo coronavírus 

A prefeitura também determinou que os alunos da rede municipal receberão kits de alimentos, no período da antecipação das férias. O cronograma de distribuição e os locais de entrega serão anunciados nos próximos dias. Além da suspensão das atividades, haverá redução no horário de expediente do atendimento ao público nos órgãos municipais, passando a ser das 8h às 14h. Servidores com 60 anos de idade ou mais e portadores de doença crônica comprovada passarão a trabalhar em casa. 

>> Coronavírus: Prefeitura do Recife ordena fechamento de escolas públicas, particulares e faculdades a partir desta quarta

>> Olinda vai suspender aulas temporariamente a partir de quarta-feira

>> Coronavírus: por prevenção, escolas estaduais no Recife também vão fechar a partir de quarta-feira

>> Universidades de Pernambuco confirmam suspensão de aulas a partir de segunda (16)

>> Escolas particulares do Recife tem presença reduzida de alunos nesta segunda por causa do coronavírus

Prefeitura libera R$ 7 milhões para tratamento de casos de coronavírus

No último sábado (14), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes anunciou a liberação de R$ 7 milhões para tratamento dos casos de coronavírus que forem registrados no município. Segundo a prefeitura, os recursos serão destinados a leitos hospitalares de retaguarda.

Agentes comunitários de saúde e de endemias, médicos, enfermeiros, dentistas, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e todos que integram a rede municipal de saúde já receberam orientações e treinamento.

Aulas da rede de ensino do Recife, Olinda, do Estado e das universidades também suspensas

As aulas da rede de ensino do Recife, Olinda, do Estado e das universidades e institutos federais de Pernambuco também foram suspensas. As atividades nas universidades e IFs estão suspensas desde esta segunda-feira (16) e, a previsão é de que voltem no dia 1° de abril. Na rede municipal de ensino de Olinda, Recife e Estado, a suspensão acontece a partir da próxima quarta-feira (18) será por tempo indeterminado.

Casos de coronavírus confirmados em Pernambuco

Até o momento, há oito casos confirmados de coronavírus em Pernambuco. Os pacientes são duas mulheres de 58 anos, um homem de 68, uma mulher de 60, uma mulher de 97, uma mulher de 66, um homem de 71 anos, além de um passageiro de um navio de cruzeiro que atracou no Recife na última quinta-feira (12).

Ao todo, 47 casos suspeitos foram descartados e 61 continuam em investigação. Ainda há 11 casos prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado) no Estado.

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230

Os casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 nesta segunda-feira (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. No domingo (15), o balanço registrou 200 pessoas infectadas.

São Paulo é responsável por mais da metade dos casos (152). Em seguida vêm Rio de Janeiro (31), Distrito Federal (13), Santa Catarina (7), Rio Grande do Sul e Paraná (6), Minas Gerais (5), Goiás (3), Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco (2). Amazonas, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Norte registram um caso confirmado de coronavírus (um caso por unidade da Federação).

Já os casos suspeitos ultrapassaram os 2 mil, chegando a 2.064. São Paulo lidera com 1.177, seguido por Rio Grande do Sul (119), Santa Catarina (109), Distrito Federal (107) e Rio de Janeiro (96).

Os descartados ficaram em 1.624. Ainda não foram notificadas mortes em razão da doença. Já não há nenhuma unidade da federação sem casos confirmados ou suspeitos, o que existia até semana passada (Roraima e Amapá).

Saiba como se prevenir

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Mapa do coronavírus pelo mundo

Pandemia

Na última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas.

Comentários

Últimas notícias