Prevenção

Prefeito de Petrolina anuncia novas medidas de enfrentamento ao coronavírus

O município não tem nenhum caso confirmado da doença, mas registra nove suspeitos

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 17/03/2020 às 9:02 | Atualizado em 17/03/2020 às 9:10
Felipe Jordão/JC Imagem
Miguel Coelho reforçou medidas preventivas no município - FOTO: Felipe Jordão/JC Imagem

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou novas medidas de prevenção e contenção a transmissão do novo coronavírus. Todas as medidas anunciadas fazem parte de decreto emergencial de saúde pública e entram em vigor a partir desta quarta-feira (17), com validade mínima de 15 dias. “Como a gente está vendo um crescimento muito rápido e acelerado dos casos suspeitos, nos levou a tomar [medidas] também”, disse o prefeito.

Dentre as novas medidas estão a suspensão de aulas em escolas e creches municipais, fechamento de museus, bibliotecas e teatros. Também é recomendado que cinemas, escolas privadas, academias e igrejas não abram. A celebração de eventos de qualquer natureza que aglomerem público, como shows, missas e cultos não são recomendados.

Petrolina tem nove casos suspeitos da Covid-19 e nenhum confirmado. Existem também sete casos sendo monitorados, pessoas que fizeram viagens ao exterior recentemente mas não apresentam sintomas, e três casos suspeito de H1N1. Os resultados dos exames começam a sair na quarta-feira (18), os pacientes aguardam em isolamento.

Casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

A SES-PE informou, nesta segunda-feira (16) que já foram confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará) e Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), 18 casos do novo coronavírus em Pernambuco.

"Ao todo, foram notificados, entre o dia 25 de fevereiro e a manhã desta segunda-feira (16), 183 casos suspeitos para covid-19, com as 18 confirmações, três prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), 81 descartados e outros 81 ainda em investigação. Entre os 18 casos confirmados, 4 são de pessoas que tiveram contato com confirmados, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, não há transmissão comunitária em Pernambuco, ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. Está restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas", diz o boletim divulgado pelo órgão.

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230

Os casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 nesta segunda-feira (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Nesse domingo (15), o balanço registrou 200 pessoas infectadas.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia

Nessa quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Coronavírus pelo mundo

Comentários

Últimas notícias