EDUCAÇÃO

Por causa do coronavírus, Pernambuco determina suspensão das aulas em escolas e universidades de todo o Estado

O governo decretou, por tempo indeterminado, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, a partir desta quarta-feira (18)

Amanda Azevedo
Amanda Azevedo
Publicado em 16/03/2020 às 22:35
Notícia
KLEYVSON SANTOS/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
Decreto que trata da suspensão das aulas foi divulgado nesta segunda (16) - FOTO: KLEYVSON SANTOS/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
Leitura:

Devido ao avanço do novo coronavírus (covid-19), o governo de Pernambuco determinou, por tempo indeterminado, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, a partir desta quarta-feira (18). Nesta segunda-feira (16), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou que há 18 infectados, incluindo uma criança de 10 anos.

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

>> Coronavírus: 1º caso em criança de Pernambuco é confirmado

>> Sobe para 18 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

"Fica determinada, a partir do dia 18 de março de 2020, a suspensão do funcionamento das escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privados, em todo o Estado de Pernambuco", diz trecho do decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) nesta segunda-feira (16).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

?? ATENÇÃO! ?? #EducacaoPE #GovernoDePernambuco #Coronavirus #RedeEstadual

Uma publicação compartilhada por Sec. de Educação e Esportes PE (@educacaopeoficial) em

Cidades como Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca já tinham anunciado a suspensão de aulas na rede municipal.  

Novas medidas contra o coronavírus

Além da suspensão das aulas, o governador Paulo Câmara anunciou, em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, novas medidas sanitárias para diminuir o contágio do coronavírus. Ficou acertado que haverá a higienização dos coletivos após todas as viagens realizadas, triplicando o número de limpezas feitas atualmente. O governo informou que estações e terminais também serão higienizados frequentemente. 

Leia a íntegra do decreto:

Decreto do governo de Pernambuco de Jornal do Commercio

 Casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

A SES-PE informou, nesta segunda-feira (16) que já foram confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará) e Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), 18 casos do novo coronavírus em Pernambuco.

"Ao todo, foram notificados, entre o dia 25 de fevereiro e a manhã desta segunda-feira (16), 183 casos suspeitos para covid-19, com as 18 confirmações, três prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), 81 descartados e outros 81 ainda em investigação. Entre os 18 casos confirmados, 4 são de pessoas que tiveram contato com confirmados, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, não há transmissão comunitária em Pernambuco, ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. Está restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas", diz o boletim divulgado pelo órgão.

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230

Os casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 nesta segunda-feira (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Nesse domingo (15), o balanço registrou 200 pessoas infectadas.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia

Nessa quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Coronavírus pelo mundo

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias