AJUDA AO PRÓXIMO

Moradores colocam avisos solidários em elevadores de prédios do Grande Recife

Pessoas se disponibilizam para ajudar vizinhos mais idosos que não devem sair de casa por conta da pandemia de coronavírus

Rute Arruda Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Rute Arruda
Carolina Fonsêca
Publicado em 18/03/2020 às 17:33 | Atualizado em 18/03/2020 às 18:53
CORTESIA
Moradora escreveu recado, colocou no elevador e viu outros moradores aderirem à ideia - FOTO: CORTESIA

Durante o período, quem está fora do grupo considerado de risco para a covid-19 ainda consegue realizar atividades essenciais na rua, como ir ao mercado ou a farmácia. Mas para quem tem mais de 60 anos - e é considerado parte do grupo de risco - até essas saídas precisam ser evitadas. Para amenizar a dificuldade que realmente não pode ir à rua, uma moradora de um prédio localizado no bairro de Casa Caiada, em Olinda, teve a ideia de colocar um aviso no elevador, se colocando à disposição dos vizinhos idosos para ajudá-los caso eles precisem.

>> Pernambuco tem primeiro caso de transmissão comunitária de coronavírus

>> Ministro da Saúde afirma que casos de coronavírus no Brasil vão aumentar nos próximos dias

>> Pernambuco tem 22 casos confirmados do novo coronavírus

A professora universitária Thyana Galvão, 45 anos, entrou em quarentena na última segunda-feira (16), junto com as duas filhas, de 8 e 11 anos. No mesmo dia, escreveu o aviso e colocou no elevador. “Sempre aproveito esses momentos caóticos para transformar em algo bom. Tenho duas filhas e procuro passar isso para elas, que a situação não é tão ruim, pode ser sempre pior para os outros. Meu prédio tem muitos idosos e fiz isso para tentar ajudar realmente”, contou.

Rapidamente a iniciativa de Thyana repercutiu e ganhou novos adeptos. “As senhorinhas ficaram super felizes. Eu também fiquei muito surpresa, uma moradora escreveu que também se disponibilizava, assinou e colocou o número de celular dela. Uma senhora escrever ‘muito obrigada’”, disse.

Também já circulam nas redes sociais imagens de outros avisos em outros condomínios do Grande Recife. Reforçando que o momento pede que as pessoas fiquem em casa e mostrando que é possível ajudar os vizinhos mesmo em tempos de pandemia.

>> Pernambuco terá 400 novas vagas de UTI e 600 leitos para combate ao coronavírus

>> Coronavírus: Passageiros de navio no Porto do Recife devem ser repatriados em voo fretado

Movimento Novo Jeito

Voluntários do Movimento Novo Jeito também se disponibilizaram a realizar atividades para pessoas que estão no grupo de risco de contaminação do novo coronavírus no Grande Recife. 

Segundo o idealizar do movimento, Fábio Silva, os voluntários já foram capacitados com as orientações dadas pelas autoridades a respeito dos cuidados necessários para se proteger contra a doença. Fábio ainda comentou que o objetivo é estender a ação para outras regiões do Estado.

Para solicitar, basta entrar em contato pelo número: (81) 98213-1090. O contato pode ser feito tanto pelo WhatsApp quanto por ligação. A realização das atividades acontecerá mediante a necessidade de cada pessoa. Através do número, o solicitante receberá todas as informações necessárias.

Companhia virtual

Além da ação realizada pelo Novo Jeito, o Movimento Transforma Brasil disponibilizou um número para que as pessoas que se sentirem sozinhas entrem em contato e conversem. O número para entrar em contato é o: (84) 99847-3228. A plataforma online ainda compartilha diariamente dicas sobre como evitar o coronavírus.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Esta se sentindo sozinho? Está assustado ou com dúvidas? Não se preocupe, a gente quer falar pra você: Estamos aqui :) ? Sabemos que para quem é ansioso ou está sozinho em casa, é ainda mais difícil enfrentar essa situação. ? Então, entra em contato com a gente :) Vai ter alguém disposto a conversar e te fazer companhia. ? Se quiser companhia (virtual, hein? ????), fala com a gente no WhatsApp! ? #PraCegoVer: post em fundo branco com o título "quer conversar? fale com a gente pelo WhatsApp, vamos adorar a sua companhia!". Abaixo do título, uma imagem representando uma conversa de WhatsApp. Abaixo da imagem, o numero de WhatsApp do Transforma Brasil: 84 99847.3228. No canto inferior central, as marcas do Transforma Brasil e da Neoenergia. ? #transformabrasil #coronavirus #combateaocoronavirus #vamosjuntos

Uma publicação compartilhada por ? Transforma Brasil Oficial (@transforma.brasil) em

Mapa de coronavírus no mundo 

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias