Covid-19

Metrô vai operar em horário reduzido por causa do coronavírus

Haverá mudanças nas linhas Centro, Sul e Diesel

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 20/03/2020 às 17:14 | Atualizado em 20/03/2020 às 17:54
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
12ª Vara da Justiça do Trabalho havia determinado que o sistema operasse com as catracas liberadas e que a PM fizesse o controle - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) vai modificar o horário de funcionamento das linhas Centro, Sul e Diesel a partir deste sábado (21). A medida, que tem prezo indeterminado, é uma forma de prevenir os usuários contra o novo coronavírus (covid-19). Segundo a Companhia, será feito monitoramento da situação, com possibilidade de mudanças nos horários.

Será suspensa a operação da Linha Diesel (VLT). Os trens das Linhas Centro e Sul irão circular das 6h às 9h, e das 16h30 às 20h.

>> Ciclofaixa de Turismo e Lazer no Recife é suspensa devido ao coronavírus

>> Apesar do Coronavírus, população continua socializando normalmente nas periferias do Grande Recife

O Metrô do Recife destacou que tem reforçado a limpeza do meio de transporte, além de estar ampliando campanhas informativas para prevenção ao coronavírus em estações, trens e redes sociais.

No Metrô do Recife, os trens recebem limpeza entre as viagens, diariamente, nas estações terminais. Além disso, são feitas limpezas profundas nos trens, de segunda a sábado, nas quais são limpas as partes internas e externas dos trens. Também são realizadas limpeza corretivas, diariamente de 22h às 5h, nas quais são limpos os pisos, corrimão, bancos, vidros, cabines. A CBTU teve o cuidado de distribuir luvas, álcool em gel e álcool a 70%, bem como intensificar a limpeza de todo equipamento com produto especial que elimina a covid-19. Tais produtos têm sua indicação e eficiência atestada pela Anvisa e não causam nenhum prejuízo à saúde dos usuários e condutores.

>> Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

>> Coronavírus: Pernambuco vai fechar todo o comércio, serviços e construção civil a partir do próximo domingo (22)

>> Veja o drama de comerciantes e microempreendedores de um Recife deserto por causa do coronavírus

A CBTU informou que em relação ao dia 09 de março, quando o coronavírus ainda não estava tão presente, até esta quinta, 19, a demanda total já diminuiu 37,2% na Linha Elétrica, sendo 46,1% na Linha Sul e 34,1% na Linha Centro. Esse percentual inclui a demanda total de passageiros (pagantes e não pagantes - integrados do SEI e gratuidades). Já em relação aos passageiros que pagam diretamente nas bilheterias das estações, o percentual é de 48,9% na Linha Elétrica, sendo 50,2% na Linha Centro e 46% na Linha Sul.

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Coronavírus pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias